Equipe com representantes da Progepe, Warleson Peres e Isabela Veiga (à esquerda) (Foto: Carolina de Paula)

No primeiro ano da atual gestão da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe) liderou iniciativas que reafirmam o compromisso institucional com o cuidado, a valorização e a escuta ativa dos servidores. Entre os principais avanços, destacam-se a consolidação de políticas estratégicas, como a de Enfrentamento aos Assédios e a de Saúde e Segurança do Trabalho, o aprimoramento da comunicação interna e ações voltadas à integração de novos servidores.

“Foi um ano de avanços importantes, pautado pela escuta e pelo diálogo com os diversos setores da Universidade”, avalia a pró-reitora de Gestão de Pessoas, Isabela Veiga. Um dos marcos de 2024 foi a aprovação, pelo Conselho Superior, da Política de Enfrentamento aos Assédios e Outras Violências. O processo contou com a atuação de uma comissão, conduzida pela Progepe, que, após a aprovação, também assumiu a presidência da Comissão Permanente de Prevenção e Enfrentamento aos Assédios. Com apoio da Diretoria de Imagem Institucional, a temática tem sido divulgada por meio de campanhas e da criação da página UFJF contra o assédio.

Em maio de 2025, a Universidade promoveu uma capacitação voltada a lideranças e demais membros da comunidade acadêmica, com foco na prevenção ao assédio moral e sexual. Com expressiva participação, a formação foi ministrada por duas especialistas na área: a procuradora federal Daniela Gonçalves de Carvalho e a professora Andrezza Menezes Costa, do Cefet/RJ.

Evento de capacitação sobre assédio reuniu  gestores e a comunidade acadêmica ( Foto Twin Alvarenga)

Ainda em 2024, foi instituída a Política de Saúde e Segurança do Trabalho e de Prevenção de Riscos Ocupacionais. A comissão responsável, também presidida pela Progepe, encerrou seus trabalhos em abril de 2025, com a entrega de um relatório estratégico à Reitoria. “Nos reunimos com diferentes representações para construir, de forma coletiva, um plano que reflita as complexidades da UFJF”, comentou a coordenadora de Saúde, Segurança e Bem-Estar (Cossbe), Leandra Duarte. 

Outro destaque foi a atuação da Pró-Reitoria Adjunta de Gestão de Pessoas na condução, ao longo de 2024, da equipe de planejamento de contratação, com vistas a realizar o processo licitatório referente à prestação de serviços de mão de obra, com foco em postos de trabalho de apoio administrativo. 

“Foi um trabalho de planejamento, dialogado com a Pró-Reitoria de Gestão e Finanças, referente a mais de 200 postos de trabalho, e atendendo demanda antiga da instituição quanto à área de inclusão. Assim, foi possível ampliar o quadro de Tradutores Intérpretes de Libras e de cuidadores de alunos”, pontua o pró-reitor adjunto, Warleson Peres. A Pró-Reitoria Adjunta atua ativamente com os trabalhos de fiscalização e gestão deste contrato, que atende grande maioria das unidades.

Gestão com pessoas

No campo do provimento, a UFJF recebeu, no período, 69 novos servidores, resultado da realização de concursos públicos para docentes e da convocação de técnico-administrativos. Foram nomeados 56 professores, tanto do Magistério Superior quanto da Educação Básica, Técnica e Tecnológica (EBTT). Para acolher os recém-chegados, a Progepe promoveu o I Seminário de Integração de Novos Servidores, que foi amplamente elogiado pelos participantes. 

Seminário de Integração voltou a receber novos servidores com informações sobre carreira e ambiente acadêmico (Foto: Comunicação da Progepe)

O evento mobilizou diferentes setores da Progepe e contou com programação voltada ao desenvolvimento de carreira, aspectos do estágio probatório, e orientações sobre rotinas funcionais, como licenças, férias e acesso a sistemas. O seminário teve ainda importantes participações de outros setores, como a Diretoria de Ações Afirmativas, a Comissão de Ética, a Ouvidoria Especializada, a Diretoria de Controle Institucional e a Pró-Reitoria de Cultura. A programação foi encerrada com uma sessão especial no Planetário, realizada com apoio da Pró-Reitoria de Extensão.

“Os novos servidores participaram ativamente, esclareceram dúvidas e compreenderam melhor o papel da Progepe em sua trajetória funcional”, avaliou Isabela Veiga. O pró-reitor adjunto Warleson Peres acrescentou que a iniciativa reforça a presença da Pró-Reitoria em todas as etapas da vida funcional dos servidores. 

Como desdobramento do seminário, foi lançada a cartilha Integração & Orientação, que reúne informações práticas sobre o funcionamento da UFJF e os setores de suporte ao servidor. Está em fase final a atualização do curso “O servidor público na UFJF: Carreira em perspectiva”, que passa a refletir as mudanças recentes na gestão e novos procedimentos institucionais. A Progepe também prepara a iniciativa Gestão com Pessoas, com visitas às unidades acadêmicas e administrativas, fortalecendo o vínculo com os servidores em seus locais de trabalho.

Novos desafios

Outro avanço significativo foi a reestruturação do site da Progepe, que agora oferece navegação mais intuitiva e conteúdo mais organizado. Um dos destaques é a nova página de Assistência à Saúde, que apresenta informações com mais clareza, isonomia e transparência sobre os convênios com planos de saúde.

Para o segundo semestre de 2025, a Progepe se prepara para desafios estratégicos, como a implementação do Programa de Gestão e Desempenho (PGD), do Dimensionamento da Força de Trabalho (DFT) e o planejamento de novos concursos públicos.

Leia mais
O especial “Juntos pela UFJF” mostra as conquistas e os desafios do primeiro ano da gestão lideradas pela reitora Girlene Alves e pelo vice-reitor Telmo Ronzani:

Juntos por uma gestão compartilhada: Girlene Alves e Telmo Ronzani completam um ano à frente da UFJF.

Juntos por um ensino de qualidade, pela democratização do acesso e da permanência: Pism tem edição histórica e Prograd volta a debater reformulação da prova

Juntos pelos estudantes: Moradia Estudantil e RU ganham melhorias

Juntos por uma política extensionista

Juntos pela democratização do acesso e inclusão na UFJF: Diaff promove cursos, acompanha alunos e inicia debate sobre cotas Trans

Juntos por mais cultura, diversão e arte: Cerca de 200 mil pessoas foram alcançadas por projetos e espaços de cultura da UFJF

Juntos impulsionando a pesquisa e a pós-graduação 

Juntos por uma comunicação mais próxima da sociedade

Juntos pela internacionalização da UFJF em mais diálogo com o Sul global

Juntos: novos setores da UFJF celebram conquistas e projetam desafios