A avaliação considera critérios como infraestrutura, corpo docente, projeto pedagógico e resultados institucionais, destacando o alto padrão de qualidade da UFJF, tanto no ensino presencial quanto à distância (Foto: via VisualHunt)

Os cursos de Educação Física (a distância) e Ciência da Computação (presencial) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) receberam nota 5, conceito máximo na avaliação in loco realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC). 

A avaliação considera critérios como infraestrutura, corpo docente, projeto pedagógico e resultados institucionais, destacando o alto padrão de qualidade da UFJF, tanto no ensino presencial quanto à distância. Segundo a titular da Pró-Reitoria de Sistemas de Dados e Avaliação (Prosdav), Michèle Farage, o desempenho reflete o comprometimento coletivo da instituição com a excelência acadêmica.

Para pró-reitora de Sistemas de Dados e Avaliação, Michèle Farage, o desempenho reflete o comprometimento coletivo da instituição com a excelência acadêmica (Foto: Carolina de Paula/UFJF)

“O processo de avaliação in loco exige da instituição um esforço conjunto, voltado para a organização de informações e documentos que evidenciem o cumprimento dos vários indicadores de qualidade adotados pelo MEC. A equipe do Setor de Avaliação e Regulação da Prosdav tem um papel fundamental ao orientar e apoiar as coordenações de cursos na preparação e acompanhamento das visitas das comissões avaliadoras”, afirma a pró-reitora.

Nota máxima desde 2017
O curso de Bacharelado em Ciência da Computação, um dos mais disputados no Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) 2025, tem como objetivo formar profissionais habilitados a desenvolver soluções tecnológicas avançadas. Desde 2017, o curso mantém conceito máximo nas avaliações do MEC, atestando a qualidade da formação oferecida. Para o coordenador Gleiph Ghiotto, o reconhecimento reafirma o impacto do curso na preparação de profissionais em um contexto de transformação digital acelerada. 

O coordenador do curso de Ciência da Computação destaca desta a trajetória do curso e a contribuição da equipe acadêmica para o resultado da avaliação (Foto: Alexandre Dornelas)

“O conceito 5, obtido na última avaliação, é um indicativo de que o curso está provendo uma formação de qualidade para os alunos, sendo motivo de muita satisfação para nós, coordenadores e para toda a estrutura acadêmica, que abrange docentes, técnico-administrativos em Educação (TAEs) e profissionais terceirizados. Por outro lado, representa também uma grande responsabilidade de mantermos o curso no rumo certo e tentarmos melhorar cada vez mais em um processo de melhoria contínua que nos levará à excelência no ensino e na aderência às necessidades do mercado de trabalho que absorve os nossos alunos”. 

Ghiotto destaca ainda práticas que contribuem para o sucesso do curso, como adoção de metodologias ativas de ensino; disciplinas eletivas e integração com programas de pós-graduação; incentivo à participação em projetos de iniciação científica, extensão e monitoria; e promoção de eventos regionais e nacionais que aproximam os alunos do estado da arte em tecnologia.

Coordenadora do curso de Educação Física EaD, Eliana Ferreira destaca críticas sofridas pelo curso e superação pela inovação, tecnologia, inclusão e grupo de profissionais compromissados (Foto: Carolina de Paula/UFJF)

Excelência em educação à distância
Já o curso de Educação Física à distância, também avaliado com nota máxima, simboliza um avanço significativo para o modelo EaD no Brasil. Segundo a coordenadora Eliana Ferreira, o modelo foi implementado especialmente para atender pessoas que não têm condições de estar em espaços presencialmente, principalmente profissionais que já estão no mercado de trabalho. 

“O curso de Educação Física sofreu muitas críticas ao longo da história, porque acreditavam que seria algo paliativo e de baixa qualidade. Quando nosso curso alcança a nota 5, ele representa inovação, tecnologia, inclusão e, acima de tudo, um grupo de profissionais capacitados e comprometidos em transformar a educação no Brasil.”

Eliana também ressalta que o resultado não apenas valida a metodologia, mas dá voz aos alunos, reafirmando o impacto positivo que cursos como este têm na formação de profissionais mais capacitados e inclusivos.