Estão abertas as inscrições para o IX Seminário de Pesquisas em Artes, Cultura e Linguagens (SPACL), evento organizado por alunos do Programa de Pós-Graduação em Artes, Cultura e Linguagens (PPGACL) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O evento, que acontece entre os dias 4 e 7 de novembro, será uma oportunidade única para debates e apresentações sobre temas ligados às linhas de pesquisa do programa: arte, moda, história e cultura; cinema e audiovisual; e poéticas visuais e musicais.

O seminário acontece presencialmente no Instituto de Artes e Design, com uma programação que inclui palestras, mesas-redondas, apresentações de comunicações orais, mostra artística e mostra de cinema. As inscrições estão abertas até o dia 31 de outubro, e os interessados em apresentar trabalhos devem submeter suas propostas até o dia 12 de setembro. Ao todo, há três editais disponíveis: Comunicações Orais, Mostra Artística e Mostra de Cinema. Além disso, há um edital específico para propostas de lançamentos de livros, com inscrições abertas até 26 de setembro.

Jéssica Wisniewski é membro da comissão de comunicação do evento diz que o evento busca explorar as potencialidades da arte e da cultura (Foto: arquivo pessoal)

Nesta edição, o SPACL se inspira no livro ensaístico “O Mundo Desdobrável: Ensaios para Depois do Fim”, da autora chileno-brasileira Carola Saavedra. O evento propõe explorar como as interações dialógicas não apenas refletem, mas também influenciam os discursos artísticos e sociais contemporâneos, demonstrando sua capacidade de transformar percepções e práticas culturais de forma significativa.

Segundo Jéssica Wisniewski, membro da comissão de comunicação do evento, o seminário tem grande relevância acadêmica e cultural, pois busca explorar e discutir as potencialidades da arte e da cultura. “O seminário oferece um espaço interdisciplinar de diálogo entre as artes visuais, cinema, moda, música e outras expressões culturais, buscando formas de transformar percepções e práticas culturais contemporâneas. O evento se destaca por promover o encontro de pesquisadores, artistas e estudantes, incentivando a reflexão crítica e a criação de novas abordagens artísticas e culturais.”

Mais informações:
IX Seminário de Pesquisas em Artes, Cultura e Linguagens (SPACL),