Evento é voltado para estudantes, artistas, docentes, indivíduos ou grupos que tenham interesse de  propor táticas de existência, que indiquem novas formas de se fazer arte (Imagem: Pixabay)

Buscando ampliar o diálogo com outras áreas de pesquisas e produção de conhecimento como a história, a moda, a sociologia, a antropologia, o audiovisual e a música, o 6º Seminário de Pesquisa em Artes, Cultura e Linguagens está com inscrições abertas on-line até 15 de setembro. Organizado pelo Programa de Pós-graduação da área, o evento visa a atender estudantes, artistas, professores, indivíduos ou grupos, que têm como interesse de pesquisa propor táticas de existência, que indiquem novas formas de se fazer arte. 

O seminário acontece de 25 a 29 de novembro no Instituto de Artes e Design (IAD) e toma como desafio pensar o tempo presente por meio do tema “Nós utópicos: lugares e (re)existências”. O evento conta com exposições de artes visuais, sessão de pôsteres, mostras de audiovisual, moda e música; oficinas e minicursos.

A integrante da comissão de organização do Seminário, Talita Botelho, fala da importância do espaço como troca de saberes e a necessidade de expor pesquisas realizadas nas áreas de artes, cultura e linguagem. “É um espaço que reúne arte, música, moda, audiovisual, linguagem, servindo de vitrine para o nosso estudo. É um momento importante para mostrar que a pesquisa nessas áreas existe, é importante e não pode acabar”.

Mostra de Moda 

Espaço para exibição e divulgação de produções audiovisuais independentes ligadas à pesquisa nos campos da arte, cultura e linguagens. Podem se inscrever estudantes e profissionais da área de moda e afins, conforme edital.

Mostra Musical

Recital aberto às propostas musicais de compositores, intérpretes e conjuntos instrumentais. Podem se inscrever compositores, intérpretes e conjuntos instrumentais vocais com, no mínimo, um integrante regularmente matriculado em curso de graduação ou pós-graduação em música de uma Universidade brasileira, conforme edital. 

Mostra Audiovisual

Espaço para exibição e divulgação de produções audiovisuais independentes ligadas à pesquisa nos campos da arte, cultura e linguagens. Podem se inscrever artistas e coletivos em geral, de forma gratuita, conforme edital.

Exposição de artes visuais 

Exposição coletiva de artes visuais na Galeria Guaçuí e roda de conversa com artistas. Podem  se inscrever artistas e coletivos brasileiros ou estrangeiros, residentes ou não no país, conforme edital.

Grupos de Trabalho

Comunicação oral de pesquisas concluídas ou em andamento que contemplem as linhas de pesquisa do PPGACL. Podem se inscrever alunos da pós-graduação e pesquisadores formados com titulação mínima de mestre, conforme edital.

Oficinas e minicursos

Espaço de imersão em temas relacionados às linhas de pesquisa do PPGACL e atividades práticas que proporcionam novos conhecimentos e vivências. Podem se inscrever graduandos, graduados, mestrandos, mestres, doutorandos ou doutores que se interessem pela temática proposta. Não havendo pré-requisitos para a inscrição dos participantes, além de pagamento do valor estipulado pela comissão organizadora, conforme edital.

Sessão de Pôster

Espaço para apresentação em pôster de pesquisas concluídas ou em andamento que contemplem as linhas de pesquisa do PPGACL. Podem se inscrever alunos da graduação e pós-graduação, e pesquisadores formados em qualquer nível de titulação, conforme edital.

Outras informações: vispacl2019@gmail.com