Paulo Pinto  é mestrando no programa de Artes, Cultura e Linguagens (Foto: Divulgação)

O “No Ar Drone Film Fest Brazil”, festival internacional dedicado à cinematografia com drones, realiza no próximo domingo, dia 27, às 20h30, exibições e debates. A terceira edição do evento será integralmente gratuita e remota, em decorrência da pandemia de Covid-19.

Confira as atrações do “Drone Film Fest Brazil” neste link.

“O Festival pretende apresentar uma variedade de novas linguagens audiovisuais criadas com drones, e questionar o entendimento reducionista de que essa ferramenta serve meramente para produzir imagens vistas de cima. Para isso,  os curtas-metragens são agrupados em 11 categorias, que contemplam desde selfies em plano sequência, até obras conceituais que poderiam ser encontradas numa instalação em galeria de arte”, explica o idealizador do evento e mestrando em Artes, Cultura e Linguagens do Instituto de Artes e Design (IAD) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Paulo Pinto

Na UFJF, Paulo Pinto é orientado pelo professor do IAD, Felipe Muanis, que coordena o  Entelas, grupo de pesquisa em Conteúdos Transmídia, Convergência de Culturas e Telas. O docente também é conselheiro artístico do “No Ar Drone Film Fest Brazil”. “Ter um festival apenas para filmes de drones permite repensar muitas questões, formatos, linguagens. O drone não fica a serviço de um produto que já tem uma tradição, uma consistência, no sentido de linguagem, tanto no cinema quanto na televisão. Os filmes de drone têm um formato próprio, são mais curtos, e você acaba sendo livre para criar outras coisas, pelo próprio uso da tecnologia. Nesse sentido, surgem coisas muito interessantes e variadas, desde os habituais filmes de natureza até narrativas, coisas com um arrojo visual”, enfatiza Muanis.

Mais de 20 países

De acordo com Paulo Pinto, a terceira edição do “No Ar Drone Film Fest Brazil” recebeu inscrições de mais de 20 países. Todo o conteúdo em audiovisual passou por avaliação de uma comissão julgadora, composta por profissionais e acadêmicos da área. Os vencedores de cada categoria serão revelados durante a cerimônia de premiação, no dia 27. “Duas dezenas de curtas-metragens indicados, com até cinco minutos de duração e pelo menos 50% do tempo de imagens criadas por drone, serão apresentados na cerimônia transmitida ao vivo, com a participação de membros do júri e artistas. Na ocasião, serão revelados os filmes premiados pelo júri, e o público poderá eleger seu favorito dentre as obras indicadas”, conclui o mestrando.

Saiba mais:

“No Ar Drone Film Fest Brazil”

Siga o Festival no Facebook

Outras informações: noar@ticotico.tv