Criação de Washington Selva (Foto: Divulgação)

O estudante do mestrado em Artes, Cultura e Linguagens  do Instituto de Artes e Design (IAD) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Washington da Selva, está entre os 20 finalistas do Prêmio DASartes 2021.  A votação popular ocorre até o dia 25 de janeiro.

Avalie os artistas participantes neste link. O Prêmio DASartes é uma promoção da Revista DASartes, uma das mais antigas e respeitadas publicações de artes visuais do Brasil, editada desde 2008. Em 2015,  tornou-se totalmente digital e gratuita, disponível mensalmente no site www.dasartes.com.br.

A publicação busca fomentar o mercado de arte e de produção cultural, incentivando  o colecionismo e a visitação às exposições e inserindo jovens artistas no mercado. Também é ferramenta de arte-educação, fornecendo material para professores da rede básica,  e meio de comunicação dos profissionais de arte, como museólogos, curadores, críticos, artistas, galeristas e estudantes de artes plásticas, arquitetura e design.

Trajetória do artista na UFJF
Natural do município de Carmo do Paranaíba (MG), Selva, 29 anos, é artista, pesquisador e trabalhador da terra. “Carrego comigo as vivências em contexto rural, tenho estudado os cruzamentos entre classe, raça e geopolíticas por ter acompanhado de perto a mineração das terras na região do Triângulo Mineiro, assim como, também, a mineração do tempo e da vida em situações precárias de trabalho”, explica o artista.

Graduado em Artes e Design pela UFJF em 2016, atualmente, no mestrado, desenvolve pesquisa paralela à própria produção artística, abordando o trabalho, o deslocamento e a paisagem.

“Entre os anos de 2017 e 2020, também trabalhei como designer gráfico no Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm/UFJF). Atuei no projeto de preservação digital das obras bibliográficas da biblioteca especial do poeta Murilo Mendes e realizei a editoração das publicações lançadas pela Editora Mamm.”

Dentre as principais exposições coletivas com participação do artista destacam-se: 16º Salão Nacional de Arte Contemporânea de Guarulhos (2020); “Entre Enigmas e Percursos”, Jardim Botânico da UFJF (2019); “As Caixas no Museu Vivo da Memória Candanga”, Brasília DF (2018).

Siga o artista no Instagram

washingtondaselva.com

Outras informações: imprensa@comunicacao.ufjf.br