Uma dissertação realizada no Programa de Pós-Graduação em Artes, Cultura e Linguagens, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), investiga os processos criativos de um roteiro, com ênfase nas metodologias propostas pelos movimentos surrealista e dadaísta. Com esta base, Bruna Schelb Corrêa criou um roteiro de longa-metragem de ficção intitulado “Os egoístas morrem sozinhos”.

A pesquisadora explica que acessou métodos de criação que libertam a imaginação: “uma particularidade deste tipo de investigação é que os processos de criação são únicos, quer dizer, podem ser encontrados e relatados de modos diversos, pois não há fórmula definida para se ter ideias.” Bruna acrescenta, ainda, que a proposta inicial era a de “desacostumar” a criatividade, “explorar os caminhos da invenção a partir de processos que trouxessem novas perspectivas para imaginar e, assim, todas as escolhas foram feitas com este ímpeto demarcado mas com diversos fins: o primeiro, de contar uma história; depois o de relatar este processo de invenção; e por último, onde encontrar inspiração para mudar perspectivas”.

Para a pesquisadora, muitas vezes as pessoas se esquecem que narrativas são muito importantes, não só do ponto de vista emocional e subjetivo, mas também para a manutenção social, para construções de relações e de formas de como lidar e encarar a realidade. Para ela, a arte tem o poder de potencializar uma característica humana que todos deveriam trabalhar com prioridade: a empatia.

O professor orientador da dissertação, Sérgio José Puccini Soares, destaca que a dissertação ajuda a ampliar os parâmetros de abordagem dos estudos de roteiro, para além das noções impostas pelos manuais e por modelos de narrativa clássica do cinema. “Com sua pesquisa, a discente acaba atualizando práticas das chamadas vanguardas artísticas do início do século XX, dentro de um contexto de produção contemporânea marcada pela diversidade”, salienta o orientador.

Contatos:
Bruna Schelb Corrêa – Mestranda
brunaschelb@gmail.com

Sérgio José Puccini Soares – Orientador
sergpuccini@hotmail.com

Banca examinadora:
Prof. Dr. Sérgio José Puccini Soares – Orientador (UFJF)
Profa. Dra. Patrícia Ferreira Moreno Christofoletti- (UFJF)
Profa. Dra. Alessandra Souza Melett Brum – (UFJF)
Profa. Dra. Tâmara Lis Reis Umbelino – (CES-JF)

Outras informações: (32) 2102-3362Programa de Pós-graduação em Artes, Cultura e Linguagens.