cover_pism2017_02

Candidatos realizarão as provas do módulo I, II e III do Pism nos dia 11 e 12 de dezembro. (Ilustração: UFJF)

Com 2.130 candidatos a mais do que na sua última edição, o Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) bateu recorde de inscrições na edição de 2017. Ao todo 26.022 candidatos disputarão as 1.439 vagas oferecidas nos campi de Juiz de Fora e Governador Valadares. Os dados foram divulgados na manhã desta quarta-feira, dia 30, pela Comissão Permanente de Seleção (Copese).

A maior parte desses inscritos está no módulo I do programa que terá 13.334 candidatos, seguido pelo módulo II com 7.985 e do módulo III com 4.703 estudantes. Para o  coordenador geral de processos seletivos da Universidade, Tarcisio de Souza Lima, o aumento de inscritos demonstra “o interesse dos candidatos em fazer um curso superior e a excelência da UFJF em atender as demandas de diversos alunos com um elenco de cursos muito grande na Universidade”. Sobre a realização do Pism, Lima ainda levanta o trabalho que a UFJF vem fazendo para a boa execução das provas nos dias 11 e 12.

“É interessante que o candidatos saibam onde vão realizar a prova exatamente e fiquem atentos quanto à grande movimentação de pessoas nesses dias. Em experiências passadas vimos que não é tão fácil o deslocamento na cidade. Este ano, com o aumento do número de candidatos em geral, quase 26 mil inscritos, estamos com a preocupação de bem locar os candidatos para que estejam bem confortáveis em seu setores.”

Candidato por Vaga

Para os estudantes que vão prestar as provas do módulo III nos dias 11 e 12 dezembro, já é possível conhecer a concorrência nos cursos escolhidos durante o período de inscrições do programa. A relação candidato por vaga da edição de 2017 do Pism foi divulgada nesta quarta-feira pela Copese.

Na edição de 2017, o curso mais procurado entre os estudantes em números absolutos, abrangendo todos os grupos, foi o de Medicina, com 510 candidatos disputando as 54 vagas oferecidas. O curso de medicina também aparece como o mais concorrido no grupo C, com 12,48 inscritos por vaga. Nos grupos B e E o mais disputado foi o de Psicologia, com 24 e 18 candidatos por vaga, respectivamente. A graduação em Direito noturno é o mais concorrido no grupo A, com 7,6 candidatos/vaga, e no grupo D a maior número ficou com o curso de fisioterapia diurno com 5,5.

Para a pró-reitora de graduação, Maria Carmen Melo, a relação candidato vaga deste ano demonstra que “a UFJF é uma instituição de referência na busca dos estudantes pelo ensino superior, sendo que esse retorno positivo se mostra nas mais diversas áreas do conhecimento, personificadas na grande concorrência dos estudantes nos diversos cursos da Universidade.”.

tabela-pism-candidato-vaga_jf

Campus GV

Entre os dez cursos oferecidos no Campus de Governador Valadares o mais concorrido em todos os grupos foi o de medicina, sendo que no grupo C a relação de candidato por vaga é de 16,87. A segunda maior concorrência entre as 250 vagas oferecidas em Governador Valadares ficou no curso de Odontologia no grupo B, com 6,5 estudantes disputando cada vaga. Outro destaque é o curso de direito diurno que recebeu 120 inscrições para as 30 vagas oferecidas nos cinco grupos.

tabela-pism-candidato-vaga_gv

As provas do módulo I, II e III do Pism vão ser realizadas em cinco municípios nos dias 11 e 12 de dezembro. Os candidatos devem ficar atendo a emissão do comprovante oficial de inscrição na próxima segunda-feira, 05, com informações sobre local de prova.

Outras informações: (32) 2102-3755 (Coordenação Geral de Processos Seletivos)