A QualityMilk, idealizada por pesquisadores dos campi sede e Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV), foi selecionada para a etapa de incubação do Sistema InovaLácteos (SIL), conduzido pela Agência de Inovação de Leite e Derivados – Polo do Leite. A startup propõe um equipamento com software embarcado que auxilia a tomada de decisão pelas empresas de laticínios no momento em que recebem o leite cru.

A aprovação se deu após dois meses de intensos trabalhos na fase de pré-aceleração, em que foram realizadas capacitações para auxiliar as startups na modelagem de seus negócios e no desenvolvimento do PMV (Produto Minimamente Viável).

“Foi uma etapa muito proveitosa, com temas que agregam muito para quem pretende entrar no ramo do empreendedorismo. Discutimos modelos de negócios, planejamento financeiro, alocação de recursos, temas que fogem da nossa rotina de pesquisador, mas que são extremamente relevantes para quem pretende seguir no ramo do empreendedorismo”, explicou o professor Wesley Willian Gonçalves Nascimento, um dos desenvolvedores da startup ao lado dos professores Maria José Valenzuela Bell e Virgílio de Carvalho dos Anjos, do Departamento de Física da UFJF; e da discente Isabela Tavares Santos, do curso de Farmácia da UFJF-GV.

Dentre as 34 startups participantes da etapa de pré-aceleração, oito foram selecionadas para a fase seguinte, dentre as quais a QualityMilk. Na fase de incubação, a startup receberá suporte tanto intelectual quanto físico, além de um aporte financeiro para desenvolver seu produto. “Chegar a fase de incubação representa para nós a possibilidade de concretização da nossa pesquisa em formato de produto comercializável. É fazer com que aquela pesquisa que nasceu nas bancadas dos laboratórios tenha a possibilidade de chegar a algo concreto”, finalizou o professor Wesley Willian, do Departamento de Farmácia da UFJF-GV.

InovaLácteos

O Sistema InovaLácteos, voltado para o fomento de novos negócios e soluções tecnológicas na cadeia agroalimentar do leite, foi estabelecido com o apoio institucional das Secretarias de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e de Desenvolvimento Econômico (Sede) do Estado de Minas Gerais. O projeto, chamado “Hub de Lácteos – Núcleo de Aceleração”, recebeu financiamento da Fundação de Apoio à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig) e é liderado pela Agência de Inovação Polo do Leite. O objetivo é desenvolver um sistema robusto de suporte à inovação na indústria leiteira, batizado de InovaLácteos. O sistema é composto por quatro Núcleos de Inovação (NIs), estrategicamente localizados em Juiz de Fora, Lavras, Uberaba e Viçosa. Esses núcleos oferecem apoio institucional e técnico-científico às startups selecionadas para as etapas de pré-aceleração e incubação.