O campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) deu início às intervenções do Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (Prad), no terreno destinado à construção da universidade. A iniciativa visa recuperar efeitos erosivos no entorno do Rancho Miúra IV e estabilizar o terreno para evitar outros danos ao meio ambiente.

Intervenção visa reduzir efeitos erosivos e evitar novos danos. (Foto: arquivo UFJF-GV)

“Com a paralisação das obras no terreno, está ocorrendo um processo de erosão, bem como movimentação e sedimentação da terra utilizada no processo de terraplanagem. O Prad visa desfazer esses danos, recuperar algumas crateras que foram criadas ali e evitar que o processo erosivo continue”, explica o gerente de Infraestrutura e TI da UFJF-GV, Diener Maick Piske.

O servidor explica que a intervenção está sendo realizada por uma empresa contratada, com supervisão da equipe de projetos do campus. “Nosso objetivo é recuperar o leito do córrego e também a vegetação da área de preservação permanente, através de um acordo de parceria com o Consórcio Baguari. Buscamos estabilizar a região para que novos danos não ocorram e a gente possa planejar e efetivar a construção do campus no local, sem comprometer o ecossistema do entorno”.