Uma startup idealizada por pesquisadores dos campi sede e Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) foi selecionada para a etapa de pré-aceleração do Sistema InovaLácteos (SIL), conduzido pela Agência de Inovação de Leite e Derivados – Polo do Leite.

Desenvolvida pelos professores Maria José Valenzuela Bell e Virgílio de Carvalho dos Anjos, do Departamento de Física da UFJF; e Wesley Willian Gonçalves Nascimento, do Departamento de Farmácia da UFJF-GV; e pela discente Isabela Tavares Santos, do curso de Farmácia da UFJF-GV, a startup QualityMilk propõe um equipamento com software embarcado que auxilia a tomada de decisão pelas empresas de laticínios no momento em que recebem o leite cru.

Atualmente, conforme explica o professor Wesley Nascimento, do Departamento de Farmácia da UFJF-GV, as empresas de laticínios realizam uma uma série de análises fisico-químicas com o intuito de avaliar a qualidade do leite cru a ser recebido. Todo o processo gera informações que, na maioria das vezes, são arquivadas em papel, dificultando a correta organização dos dados, bem como a rápida tomada de decisão sobre a aprovação ou não do leite recebido. “O que a gente está propondo com o QualityMilk é um equipamento em que possam ser inseridas as informações e os resultados das análises que forem feitas, automatizando esse processo. O equipamento consegue tratar todas as informações e gerar um resultado quantitativo no formato de uma nota numérica, avaliando a qualidade do leite”.

Ainda de acordo com o professor Wesley, o equipamento permite que sejam gerados relatórios que indiquem possíveis adulterações ou baixa qualidade do produto. “Então a ideia é automatizar o processo, gerando inclusive resultados em formato digital com tabelas e gráficos que facilitem a avaliação dos históricos, a avaliação de forma mais rápida e prática pelos laticínios”.

Durante a etapa de pré-aceleração do SIL, será oferecida capacitação que visa auxiliar as startups selecionadas na modelagem de seus negócios e no desenvolvimento do PMV (Produto Minimamente Viável) . “Além de aprendermos muito com os conteúdos que são passados na pré-aceleração, com informações sobre empreendorismo e inovação, nós passamos a ter contato com outros atores do setor lácteo. Então nos dá uma visibilidade que é muito importante para quem trabalha com inovação e desenvolvimento de tecnologia, especialmente no estágio em que estamos”, destaca o professor Wesley.

A fase de pré-aceleração tem duração de dois meses. Das 34 startups selecionadas para esta fase, no máximo oito seguirão para a etapa de incubação, onde receberão tanto suporte financeiro quanto apoio técnico-científico. Elas também terão acesso à vasta infraestrutura intelectual e física disponível em um dos quatro Núcleos de Inovação que compõem o InovaLácteos – entre esses núcleos está o de Juiz de Fora, que conta com o apoio do Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt), do Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia em Leite e Derivados (ambos da Universidade Federal de Juiz de Fora), do Instituto de Laticínios Cândido Tostes e da Embrapa Gado de Leite.

InovaLácteos

O Sistema InovaLácteos, voltado para o fomento de novos negócios e soluções tecnológicas na cadeia agroalimentar do leite, foi estabelecido com o apoio institucional das Secretarias de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e de Desenvolvimento Econômico (Sede) do Estado de Minas Gerais. O projeto, chamado “Hub de Lácteos – Núcleo de Aceleração”, recebeu financiamento da Fundação de Apoio à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig) e é liderado pela Agência de Inovação Polo do Leite. O objetivo é desenvolver um sistema robusto de suporte à inovação na indústria leiteira, batizado de InovaLácteos. O sistema é composto por quatro Núcleos de Inovação (NIs), estrategicamente localizados em Juiz de Fora, Lavras, Uberaba e Viçosa. Esses núcleos oferecerão apoio institucional e técnico-científico às startups selecionadas para as etapas de pré-aceleração e incubação.