Os candidatos ainda não convocados no processo de vagas ociosas da UFJF devem ficar atentos às datas dos editais de reclassificação, além dos resultados dos pedidos de recursos. Ao todo, foram 1592 vagas distribuídas em 44 cursos de graduação no campus de Juiz de Fora e outras sete no campus de Governador Valadares.

As vagas foram distribuídas em nove modalidades de ingresso. Confira cada uma delas:

• Ingresso de excedentes dos processos seletivos – Pism (triênio 2021-2023) e Sisu 1/2024. Obs.: Não é necessário se inscrever, apenas acompanhar a publicação dos editais de reclassificação do processo seletivo que está na lista de espera.
  • Reinscrição ao curso de origem: forma de ingresso destinada ao retorno ao curso de origem do discente desligado por abandono em função da não efetivação de matrícula em disciplinas.

Mudança de curso:

• Mudança entre campi para curso de mesma nomenclatura;
  • Mudança de curso na mesma área (no mesmo campus ou entre campi);
  • Mudança de curso (no mesmo campus ou entre campi).

Transferência de outra instituição:

• Transferência de outra Instituição de Ensino Superior (IES) pública ou privada para curso de mesma nomenclatura;
  • Transferência de outra IES pública ou privada para curso na mesma área.

Ingresso de pessoas já graduadas em qualquer instituição:

• Ingresso para obtenção de outra graduação na mesma área;
  • Ingresso para obtenção de outra graduação.

Reclassificações e prazos

Reinscrição do curso de origem: Será divulgado o segundo edital de reclassificação no dia 11 de março. Os candidatos aprovados para reinscrição não precisarão entregar documentos para o ingresso. A Cdara realizará a atualização do cadastro no Siga dos candidatos aprovados para reinscrição ao curso de origem. Aprovada a reinscrição, o aluno deverá realizar a matrícula nas disciplinas, conforme datas previstas no calendário acadêmico.

Mudança de curso: O resultado da segunda reclassificação de candidatos será divulgado a partir das 16h do dia 11 de março. Além disso, os candidatos terão entre os dias 11 e 13 de março para enviarem a confirmação da mudança de curso através deste link. A matrícula nas disciplinas a serem cursadas no semestre letivo 1/2024 deve ser feita pelo próprio

aluno no Siga ou pela coordenação de curso mediante solicitação do aluno, no período de ajuste de matrícula, conforme Art. 23 do Regulamento da Acadêmico de Graduação – RAG observando os prazos estabelecidos no calendário acadêmico.

Transferência de outra instituição: O quarto edital de convocação será divulgado a partir das 16h do dia 11 de março. Os selecionados terão até o dia 13 do mesmo mês para o envio de documentos. No dia 19 serão divulgados os resultados. Os candidatos com a matrícula deferida deverão procurar a respectiva coordenação de curso paraorientações sobre a matrícula.

Ingresso para obtenção de outra graduação: Candidatos que entraram com recurso do terceiro edital de convocação divulgado no dia 11 de março Além disso, no mesmo dia será publicado o quarto edital de convocação para envio dos documentos. O prazo para o envio será até o dia 13 e o resultado no dia 19.

Mais informações com todos os editais de vagas ociosas:

Processo Seletivo – Vagas Ociosas

Coordenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos (Cdara)

Dúvidas Frequentes Sobre as Vagas Ociosas