Música, dança e cuidados com a saúde foram tema de atividade realizada nesta semana pelo projeto de extensão Dança Circular: saúde e lazer em comunidade, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. A iniciativa é do Departamento de Educação Física do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora, e reuniu cerca de 40 servidoras municipais aposentadas.

Enfermeira Thalita Coelho abordou a saúde da mulher com as participantes. (Foto: divulgação)

O primeiro momento da tarde foi destinado à troca de conhecimentos sobre a saúde da mulher. As participantes acompanharam palestra da enfermeira e coordenadora do Centro Viva Vida, Thalita Mayra Coelho, que abordou cuidados específicos com a saúde integral da mulher, prevenção às doenças e esclareceu sobre o funcionamento do Centro.

Equipe participou de ação em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. (Foto: divulgação)

Na sequência, a equipe se reuniu em uma roda de conexão por meio da Dança Circular. “Essa modalidade de dança favorece a consciência para outras formas de autocuidado, por propiciar o cuidado consigo mesmo e com o outro”, destaca a coordenadora Raquel Borges. A docente explica que o projeto Dança Circular busca construir oportunidades de conhecimento e partilhas que possam ser significativas para todo o grupo, enfatizando os vínculos de amizade, o bem-estar coletivo e o autocuidado.

Além da atividade especial em homenagem às mulheres, o projeto Dança Circular promove ações semanais. As aulas acontecem às terças e quintas, a partir das 17h. Podem participar servidores vinculados ao Sindicato dos Servidores Municipais de Governador Valadares (Sinsem-GV), acima de 50 anos, sendo prioridade o atendimento a aposentados e pensionistas.

Para se inscrever, é necessário levar documento de identidade, liberação médica para a prática de exercícios físicos e uma foto 3×4 até a secretaria do Sinsem-GV. As vagas são limitadas.