A reunião foi solicitada pelo reitor da UFJF. (Imagem: Sebastião Jr.)

O Conselho Gestor do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) se reuniu extraordinariamente na tarde desta quarta-feira, 30. A agenda atendeu a um pedido do reitor da instituição, Marcus Vinícius David, e teve como objetivo principal apresentar o demonstrativo orçamentário e informar à comunidade acadêmica sobre os avanços recentes em relação à infraestrutura do campus.

David destacou que “temas que estavam totalmente paralisados, sem perspectiva de avanço durante sete anos, estão avançando nesse início de 2023 em uma velocidade que a universidade não tinha observado anteriormente”, fato que vem “enchendo de esperança” a reitoria e que, por isso mesmo, dada a sua importância, deveriam ser comunicados em uma reunião como a desta quarta.

O reitor anunciou a inserção da construção das instalações físicas do campus avançado na nova edição do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), iniciativa do governo federal que prevê orçamento para as áreas de inclusão digital e conectividade, saúde, infraestrutura social e inclusiva, cidades sustentáveis, água, transporte, defesa e educação. O montante dos recursos e demais detalhes ligados à sua destinação devem ser publicados em breve.

Na reunião, o reitor também confirmou o repasse de R$13 milhões para o prosseguimento das obras de infraestrutura em dois imóveis da universidade em Governador Valadares. Uma delas é o imóvel de quase 3 mil metros quadrados, que fica localizado no bairro Santa Rita e deverá abrigar as atividades dos cursos de Farmácia e Nutrição. A outra obra é a do prédio do Vila Bretas, adquirido pela UFJF em dezembro de 2018, local onde funcionava uma faculdade particular da cidade.

Também fez parte da pauta a questão de uma eventual emancipação do campus. David demonstrou o compromisso da reitoria em respeitar as demandas oriundas do debate sobre o tema.