Imóvel fica na Avenida Washington Luiz, uma das principais vias do bairro Santa Rita (Foto: Dante Rodrigues)

Quem passa diariamente pela Avenida Washington Luiz, no bairro Santa Rita, testemunha a evolução da obra para construção do novo prédio dos cursos de Farmácia e Nutrição do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV). Localizado na altura do número 2.471, o imóvel de 2.895,96m² é dividido em três pavimentos (térreo mais dois andares).

A etapa de estruturas em concreto está concluída, enquanto instalações acessórias, como de combate a incêndio, elétrica e hidrossanitária, assim como a edificação das alvenarias, cobertura e revestimentos já estão em fase final de execução. Além de concluir as etapas em andamento, restam executar os serviços de acabamento, instalações especiais e paisagismo.

Coordenador de fiscalização da obra, o engenheiro civil da UFJF-GV André Felipe Silva destacou que tirar este projeto do papel representou um ponto de partida para obras próprias da UFJF em Governador Valadares. “Isso nos motiva a continuar o desenvolvimento de novos projetos e consequentemente novas obras, para que o campus se estabeleça definitivamente no município”.  A entrega da obra está prevista para dezembro de 2020, mas poderá sofrer alterações de acordo com os impactos provocados pela pandemia do novo coronavírus.

Em razão da covid-19, os trabalhos obedecem às recentes exigências das autoridades de saúde. Os fiscais designados pela UFJF-GV são os responsáveis por acompanhar, junto à construtora, o cumprimento das determinações.  De acordo com o diretor do campus GV, Peterson Andrade, a pandemia ressaltou a importância de uma universidade pública estruturada na região. “Neste cenário de pandemia percebemos com maior intensidade a importância da presença de uma universidade pública estruturada, pois várias instituições federais estão ajudando no diagnóstico da covid-19 e ainda não fazemos por falta de uma estrutura própria já disponível para uso. Por isso, a entrega desta obra será certamente um marco para o desenvolvimento científico de Governador Valadares e região”.

Peterson Andrade destacou ainda que o andamento da obra é resultado de um trabalho intenso realizado durante os últimos anos.  “Agora percebemos de uma forma concreta o resultado de um trabalho de longo prazo. Teremos em breve um espaço para ações de excelência dos cursos de Farmácia e Nutrição. Estes cursos já foram avaliados com um ótimo conceito pelo INEP/MEC; e agora, com esta estrutura, teremos melhores condições de trabalho e estudo para os professores, técnicos e estudantes.  É necessário ainda muito trabalho, pois outros cursos do Campus merecem a mesma estrutura. As instalações que temos atualmente não atendem as necessidades e capacidade de trabalho da qualificada equipe dos outros cursos de graduação e pós-graduação. De qualquer forma, temos um bom exemplo a seguir com a evolução desta obra”.

Imóvel contará com espaços para laboratórios de ensino, salas de aula e ambientes de apoio aos usuários (Foto: Dante Rodrigues)

Este será o primeiro imóvel próprio a ser utilizado pelo Instituto de Ciências da Vida (ICV) da UFJF-GV. Ângelo Denadai, diretor do ICV, destaca que foram “cinco anos de luta” para conquistar o espaço que será ocupado pela Farmácia Universitária e Clínica Escola de Nutrição. “Ambos terão viés extensionista, pois permitirão atendimento ao público externo. No caso da Farmácia Universitária, nós teremos o serviço de atenção farmacêutica em que profissionais da nossa instituição, acompanhados pelos estudantes, terão a oportunidade de exercitar os conhecimento teóricos na prática farmacêutica orientando a comunidade local. Já a Clínica Escola de Nutrição será responsável por oferecer atividades relacionadas às boas práticas nutricionais, como por exemplo: avaliação e diagnóstico nutricional, educação nutricional, reeducação alimentar e acompanhamento ambulatorial de indivíduos e grupos específicos da população.”

Além da Farmácia Universitária e da Clínica Escola de Nutrição, o imóvel contará com espaços para laboratórios de ensino, salas de aula e ambientes de apoio aos usuários.

Para a professora Angélica Cotta, coordenadora do curso de Nutrição, a implantação da unidade Santa Rita, trará muitos benefícios para os estudantes, especialmente por concentrar os novos e modernos laboratórios dos Cursos de Nutrição e Farmácia, que foram planejados para atenderem ainda melhor a comunidade acadêmica e valadarense. “Também trará muitos benefícios para a comunidade do entorno, uma vez que possibilitará um acesso facilitado à Clínica Escola da Nutrição e à Farmácia  Universitária, aumentando o fluxo de consumidores no comércio local”.