Cerimônias irão reunir mais de 800 concluintes de 52 cursos do calendário regular nas modalidades presencial e Educação à Distância (EAD) (Foto: Carolina de Paula)

Nesta quarta e quinta-feira, 23 e 24, a  Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) realiza quatro cerimônias de colação de grau no Cine-Theatro Central. Ao todo, mais de 800 concluintes de 52 cursos do calendário regular nas modalidades presencial e de Educação à Distância (EAD) irão celebrar o momento com familiares e amigos.

Girlene Alves reforçou  compromisso da instituição com a formação qualificada (Foto: Alexandre Dornelas)

Na primeira noite do evento, a vice-reitora, Girlene Alves, reforçou o compromisso da UFJF enquanto instituição pública, gratuita e socialmente referenciada. “É motivo de muita celebração quando a universidade entrega para a nossa sociedade novos profissionais com ensino superior e alta capacidade técnica, ética para atender as necessidades do nosso povo e transformar a sociedade por meio da educação.” Veja as fotos do evento:

Cerimônia do dia 23 de agosto, às 17h

Cerimônia do dia 23 de agosto, às 19h30

Cerimônia do dia 24 de agosto, às 17h

Cerimônia do dia 24 de agosto, às 19h30

Formatura de Estefan é a realização de um sonho coletivo da família (Foto: Íris Faria)

Sobre o papel transformador da universidade pública em sua vida, o formando em Engenharia Mecânica Estefan Pereira da Silva destacou que este é um marco para toda a sua família. “Sou muito grato por toda infraestrutura e apoio que recebi da UFJF enquanto bolsista, principalmente na pandemia. Falando como primeiro filho a entrar em uma universidade pública, me formar é uma grande felicidade para mim e para minha casa inteira. É a concretização de um sonho e de uma nova caminhada daqui para frente.”

João Paulo precisou trabalhar durante o curso, atrasando sua conclusão e, por isso, comemora a superação dos desafios (Foto: Íris Faria)

Oportunidades e desenvolvimento

As oportunidades e o suporte acadêmico foram lembrados pelo formando em Letras João Paulo Rigoto, que tem um motivo a mais para celebrar este momento. “Um terço da minha vida eu passei estudando na UFJF. Foi muito difícil porque eu trabalhava, então eu fiz poucas matérias por período, mas graças à qualidade do ensino, professores excelentes e alunos, hoje eu finalmente termino este capítulo da minha vida com um final feliz e com muita gratidão pelas oportunidades que a UFJF me concedeu.”

Maria Clara participou de monitorias, projetos e outras atividades complementares à formação (Foto: Carolina de Paula)

Formanda em Nutrição, Maria Clara Rabelo, relembrou a emoção e o alívio de entrar na UFJF: “Estar aqui hoje e ver que chegou o final é um momento de nostalgia e de muito privilégio por me formar em uma universidade pública. Eu entrei pelo Pism, após ter ficado em excedente. Durante o curso pude realizar monitorias, participar de projetos de extensão e muitas outras atividades que contribuíram significativamente para a minha formação.”

Segundo dia de cerimônias

As cerimônias continuam nesta quinta-feira, 24, com alunos de outros 22 cursos no Cine-Theatro Central, às 17h e 19h30. Entre eles, as estudantes do Instituto de Artes e Design, Carolina Monteiro e Mariana Silva. Veja a inspiradora história delas.

Diplomas

Por determinação do Ministério da Educação (MEC), a UFJF passou a expedir diplomas digitais. Os documentos serão disponibilizados progressivamente e, à medida que forem feitos, os alunos serão orientados acerca de como acessá-los pela Coordenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos (Cdara). As declarações de conclusão de curso já estão disponíveis no Siga.

Acompanhe a UFJF nas redes sociais

Facebook: UFJFoficial

Instagram: @ufjf