A partir de segunda-feira, 14 de agosto, estão abertas as inscrições para o grupo “DeBoas  – lidando com a ansiedade”. O projeto, voltado para estudantes da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), está na 12ª edição e conta com 40 vagas disponíveis para aqueles que apresentam queixa de ansiedade. As inscrições devem ser realizadas até o dia 21 de agosto, por meio de formulário eletrônico, disponibilizado no site da Pró-reitoria de Assistência Estudantil (Proae)

Após o preenchimento das vagas, os participantes serão divididos em dois grupos de 20 pessoas, em que serão realizados cerca de seis encontros com dinâmicas de grupo, brincadeiras, atividades de relaxamento, dentre outras ações a serem desenvolvidas ao longo dos dias. De acordo com a psicóloga da Proae, Rosana Cognalato, os estudantes têm condições de realizar trocas de experiências e dialogar sobre os exercícios realizados.

Ainda segundo a psicóloga, o “DeBoas” trabalha com uma abordagem psicoeducativa, além de apresentar aspectos teóricos da Terapia Cognitiva Comportamental e explicar do que se trata a ansiedade e como lidar com ela de forma saudável.

“A importância do DeBoas passa pela prevenção e promoção da saúde mental, a partir de um outro olhar, em que o grupo pode se ajudar. O estudante aprende a falar sobre si e também aprende a escutar os outros. Isso é muito rico”, destaca a psicóloga. 

As atividades têm início nos dias 22 e 23 de agosto, das 10h às 12h, na Faculdade de Letras. 

 Técnicas ajudam a lidar com a ansiedade

Para a estudante de Letras e participante do projeto, Déa Araújo, o “DeBoas” trabalha com métodos teóricos e práticos, em que são repassados os fundamentos sobre a ansiedade, suas causas e efeitos, o modo de lidar com ela e como prevenir. Ainda de acordo com a aluna, é  importante que a comunidade acadêmica se sinta amparada em outros aspectos que vão além das questões de ensino-aprendizagem. 

“O apoio psicológico é fundamental para o bom desempenho dos alunos que enfrentam um curso superior, com suas especificidades e exigências. Nas minhas participações no De Boas, vi várias pessoas saírem de lá com mudanças reais, tanto na vida acadêmica como fora dela”, aponta Déa.

Ainda de acordo com a estudante, distúrbios como ansiedade têm repercussão negativa na vida estudantil, e que há muitos alunos que não têm condições de obter um diagnóstico e um tratamento fora do ambiente da UFJF, seja por questões financeiras ou por desconhecimento.

“O apoio recebido pelo projeto abre portas para o autoconhecimento e dá uma visão ampla do que pode ser feito a partir dos encontros. É papel da Universidade nutrir os estudantes com informações e auxílio específico em áreas com as quais não podem lidar sozinhos, finaliza a estudante.

Conheça o projeto Deboas.