Projeto, oferecido pela Proae, propõe atividades em grupo (Foto: Alexandre Dornelas)

Com o objetivo principal de auxiliar aos alunos a lidarem com a ansiedade, a Pró-reitoria de Assistência Estudantil (Proae) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) coordena o “Grupo DeBoas: lidando com a ansiedade”. O projeto iniciado em 2017,  volta este ano em novo endereço, realizando os atendimentos no prédio do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), às segundas e quartas-feiras, das 10h às 12h. As inscrições serão realizadas a partir do preenchimento de um formulário on-line, entre esta quinta-feira, 8, e segunda-feira, 19. O é projeto voltado a todos os estudantes da UFJF, inclusive os da pós-graduação.

O projeto surgiu com a ideia de formular e implantar um grupo terapêutico sobre ansiedade a partir da percepção de que essa queixa vinha se repetindo, assim como a busca por atendimento psicológico na Proae. A psicóloga da Proae e responsável pelo projeto, Rosana Cognalato, destaca a importância do atendimento. “Estamos num mundo caracteristicamente ansioso. Diante dessas constatações, fazia-se necessária a criação de uma forma de intervenção que atendesse aos estudantes, sem perder a qualidade interventiva”.

O “DeBoas” oferece dois grupos por semestre. O primeiro com reuniões às segundas- feiras e o outro, às quartas-feiras. Cada um desses grupos participa de seis encontros. As atividades seguem uma sequência progressiva de aprendizado, promovendo um amadurecimento da relação com a ansiedade. Durante as duas horas de encontro, são trabalhadas informações teóricas, dinâmicas de grupo, exercícios, atividades de relaxamento, além de propostas para serem realizadas durante a semana e trazidas para o grupo. Essas atividades, fora do horário das sessões, consolida o aprendizado a partir da prática.

Os problemas mais recorrentes relatados pelos estudantes estão ligados à rotina acadêmica, uma vez que essa realidade passa a ser a mais importante e a que demandará mais tempo e atenção. Lidar com provas, seminários, congressos, defesas, produção de textos para publicação são consideradas as principais causas da ansiedade nos alunos.

A psicóloga Rosana Cognalato ressalta que os resultados têm sido muito positivos. “Os resultados têm sido muito satisfatórios e tenho percebido que o ‘DeBoas’ tem conseguido mudar situações que eu nem imaginava. Os estudantes tornam-se mais pró-ativos; conseguem lidar melhor com as avaliações acadêmicas; mudam a forma de relacionar-se com as pessoas e tomam decisões mais conscientes. É muito gratificante perceber o caminhar e a mudança progressiva deles, no decorrer de cada encontro”.

Outras Informações: 2102-3777 – Pró-reitoria de Assistência Estudantil (Proae)