Encontros acontecerão nas segundas e quartas-feiras, das 10h às 12h

O “Grupo DeBoas: lidando com a ansiedade”, projeto da Pró-reitoria de Assistência estudantil (Proae) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), está com inscrições abertas até o próximo dia 19. Com o objetivo de auxiliar aos alunos a lidarem com a ansiedade, os encontros serão oferecidos nas segundas e quartas-feiras, das 10h às 12h, no novo endereço da Proae, no anexo do Instituto de Ciências Biológicas (ICB). O projeto é voltado para todos os estudantes da UFJF, inclusive os da pós-graduação e tem o limite de 25 inscritos.

O projeto oferece dois grupos por semestre. Para cada um desses grupos são oferecidos seis encontros de duas horas de duração. As atividades envolvem informações teóricas, dinâmicas de grupo, exercícios sobre ansiedade, atividades de relaxamento, e atividades extras que são trazidas para o grupo posteriormente. A vivência de desafios propositivos, que é trocada com os outros estudantes do grupo fazem com que o aprendizado seja uma troca.

A psicóloga da Proae e responsável pelo projeto, Rosana Cognalato, explica como o grupo foi pensado. “Como a Organização Mundial da Saúde (OMS) preconiza a Terapia Cognitiva Comportamental como uma boa abordagem para quadros de ansiedade, formulei o grupo a partir dessa orientação teórica, que tem como base a intervenção psicoeducativa sobre o quadro de ansiedade, para que o estudante possa compreender e internalizar as características próprias e pessoais da ansiedade, intensidade e situações ansiogênicas, além de compreender a forma como ele responde a essas situações”.

Outras informações: 2102-3777 – Pró-reitoria de Assistência Estudantil (Proae)