Encarar os desafios da vida universitária com leveza e tranquilidade nem sempre é fácil. Para ajudar os alunos neste sentido, a Pró-reitoria de Assistência Estudantil (Proae) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) criou o grupo psicoeducativo “Deboas – lidando com a ansiedade”. Nos encontros, são realizados exercícios práticos e objetivos para que o estudante possa se relacionar melhor com a ansiedade e trocar experiências com os demais participantes.

O grupo realiza seis encontros teórico-práticos, com duração média de duas horas, uma vez por semana. Ao final de cada sessão, são planejadas tarefas para serem realizadas pelos alunos no dia a dia, reforçando, assim, o que foi aprendido no encontro. Neste semestre, as atividades terão início no dia 25 de março (segunda-feira).

As inscrições podem ser feitas até o dia 24 de março; são disponibilizadas 25 vagas. Os interessados podem se inscrever através do formulário disponibilizado na página da Proae. Os encontros acontecerão na sala de dinâmica de grupo do curso de Psicologia, no Instituto de Ciências Humanas (ICH).

De acordo com a psicóloga da Pró-reitoria, Rosana Cognalato, a iniciativa surgiu a partir das escutas clínicas e dos registros de atendimentos dos alunos. O estudo da literatura e o acompanhamento dos dados sobre saúde mental no país e no mundo também amparam a proposta.

“Nós inevitavelmente percebemos que a ansiedade tem sido um quadro bastante relevante em termos de queixa psicológica”, argumenta. Para enfrentar esse transtorno, o grupo aposta na terapia cognitiva comportamental, que trabalha as questões afetivas emocionais, por meio de conceitos estratégicos.

Outras informações:

(32) 2102-3777 – Pró-reitoria de Assistência Estudantil