O prazo para inscrições do Sistema InovaLácteos (SIL), conduzido pela Agência de Inovação de Leite e Derivados – Polo do Leite, está prestes a terminar – os candidatos têm até esta sexta-feira, dia 2 de junho, para se inscrever. O edital oferece suporte, tanto intelectual quanto físico, além de um aporte de até R$ 25.000,00 às startups e projetos selecionados para desenvolverem seus Produtos Minimamente Viáveis (PMV), sejam eles um produto, serviço ou processo. A iniciativa busca fomentar soluções tecnológicas para a cadeia produtiva do leite. As inscrições devem ser realizadas de forma on-line por um dos integrantes da startup.

Durante a etapa de pré-aceleração, até 40 startups serão selecionadas para participação. Dessas, somente um máximo de 8 seguirá para a etapa de incubação, onde receberão tanto suporte financeiro quanto apoio técnico-científico. Elas também terão acesso à vasta infraestrutura intelectual e física disponível em um dos quatro Núcleos de Inovação que compõem o InovaLácteos – entre esses núcleos está o de Juiz de Fora, que conta com o apoio do Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt), do Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia em Leite e Derivados (ambos da Universidade Federal de Juiz de Fora), do Instituto de Laticínios Cândido Tostes e da Embrapa Gado de Leite.

O processo de seleção está aberto a equipes e projetos de qualquer parte do Brasil, desde que compostos por, pelo menos, dois integrantes maiores de 18 anos. Estes podem ser estudantes de curso técnico, graduação ou pós-graduação, técnicos administrativos, professores, pesquisadores, produtores, empresários, Microempreendedores Individuais (MEIs), profissionais liberais, autônomos, entre outros perfis. As áreas de atuação incluem Gestão e Finanças, Tecnologias Digitais, Engenharia e Automação, Ciências Agrárias e Meio Ambiente, e Saúde Animal (abrangendo Medicina Veterinária, Farmácia, Bioquímica e Ciências Biológicas).

Para Sarah Ovídio, integrante do Sistema InovaLácteos, incrementar o processo de inovação tecnológica na cadeia de lácteos, na qual Minas Gerais é líder, pode gerar um grande impacto na capacidade de competição do estado. Assim, segundo Ovídio, o projeto “contribuirá para a geração de mais empresas de base tecnológica no Estado, repercutindo na geração de empregos de qualidade, elevando salários, geração de renda, impostos e, consequentemente, desenvolvimento econômico.”

InovaLácteos

O Sistema InovaLácteos, voltado para o fomento de novos negócios e soluções tecnológicas na cadeia agroalimentar do leite, foi estabelecido com o apoio institucional das Secretarias de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e de Desenvolvimento Econômico (Sede) do Estado de Minas Gerais. O projeto, chamado “Hub de Lácteos – Núcleo de Aceleração”, recebeu financiamento da Fundação de Apoio à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig) e é liderado pela Agência de Inovação Polo do Leite. O objetivo é desenvolver um sistema robusto de suporte à inovação na indústria leiteira, batizado de InovaLácteos. O sistema é composto por quatro Núcleos de Inovação (NIs), estrategicamente localizados em Juiz de Fora, Lavras, Uberaba e Viçosa. Esses núcleos oferecerão apoio institucional e técnico-científico às startups selecionadas para as etapas de pré-aceleração e incubação.

Outras informações:

Chamada SIL Ciclo 02