O grupo de pesquisa Comunicação, Cidade e Memória (Comcime), iniciativa vinculada à Faculdade de Comunicação (Facom) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), e coordenada pela professora Christina Ferraz Musse, completa dez anos em 2023. Em comemoração à data, será realizado um evento on-line com a participação de pesquisadores com reconhecimento nacional e internacional nos estudos da área da memória.

O VI Seminário Comunicação, Cidade e Memória – dez anos de História acontece nos dias 19 e 20 de julho. As inscrições são gratuitas e já estão abertas. Para participar, os interessados devem preencher o formulário disponível no Instagram do Comcime. Haverá emissão de certificado para os participantes.

A palestra de abertura será no dia 19, às 19 horas, com o tema “Imprensa e Ditadura Militar no Brasil: cumplicidade e resistências”, ministrada pela professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e fundadora das redes Brasileira de Pesquisadores em Memória e Comunicação (Rememora) e Latino-americana de História da Mídia (ReLahm), Ana Paula Goulart Ribeiro.

No segundo dia de evento, 20, será realizada a mesa “Memórias do Comcime”, às 14 horas, com a participação das pesquisadoras que estiveram à frente do grupo. Além da líder do Comcime e presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores da História da Mídia (Alcar), Christina Ferraz Musse, estarão presentes as doutoras Rosali Henriques, Theresa Medeiros, Marise Baesso e Talita Magnolo.

O momento será para o compartilhamento de lembranças do grupo, responsável por levar à pesquisa acadêmica para além da Universidade, através da divulgação de artigos e da realização de projetos como Memórias da Imprensa em Juiz de Fora e Cinemas de Rua de Juiz de Fora.

Às 19 horas, será a vez da palestra “Pesquisa em Comunicação na América Latina” com o professor da Universidade de Brasília (UNB) e presidente da Associação Latino-americana de Investigadores da Comunicação (ALAIC), Fernando Oliveira Paulino.