Da esquerda para a direita: professora Cláudia Thomé, Valéria Fabri, professora Christina Musse e professora Alessandra Brum (foto: arquivo pessoal)

O estudo realizado pela mestranda Valéria Fabri Marques recuperou  memórias do Cine-Theatro Paratodos – um cinema criado no bairro Borboleta na década de 1949 por Carlos Mitterhofer e Arlindo Dillon. A pesquisa resgatou, em especial, as memórias ligadas às práticas de ir a esse espaço cultural, bem como as relações que as pessoas tinham com ele. A acadêmica desenvolveu a dissertação no Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCom), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Valéria defende que, diferentemente dos cinemas situados dentro de shoppings center’s, os chamados de rua – com as portas abertas para as vias da cidade – caracterizam-se como lugares que proporcionam a criação de sociabilidades e identidades aos seus trabalhadores e frequentadores. Ela conta, ainda, qual foi o caminho para escolha do tema final da pesquisa. “Comecei a pesquisar as salas de cinema da cidade no grupo de pesquisa Comcime (comunicação, cidade e memória) coordenado pela professora Christina Musse. Fui bolsista do projeto de pesquisa ‘Cidade e memória: a construção da identidade urbana pela narrativa audiovisual’ no qual desenvolvemos uma websérie sobre alguns cinemas da cidade. Decidi, então, desenvolver no mestrado uma pesquisa especificamente sobre o Cine-Theatro Paratodos.”

Valéria destaca que, metodologicamente, utilizou “a pesquisa documental em acervos da cidade, tanto particulares como públicos e a realização de entrevistas temáticas no modelo da História Oral com antigos frequentadores e trabalhadores do cinema”. De acordo com a jornalista, o estudo pode contribuir para a reflexão sobre o espaço urbano. Ao recuperar as memórias do Cine-Theatro Paratodos, ela defende ser possível confrontar a nossa própria realidade atual e quais são os espaços destinados ao convívio, à cultura e ao embate de ideias no meio urbano.

A professora orientadora, Christina Ferraz Musse, aponta a relevância da dissertação, em relação à recuperação das memórias do Cine-Theatro Paratodos. “Realiza um trabalho inédito de reconstrução da história cultural da cidade, através do registro das sociabilidades constituídas pelo hábito de se frequentar cinemas de rua.  Ao olhar, além dos limites do Centro urbano, e se debruçar sobre os pequenos registros do quotidiano da periferia, a autora desvela as muitas camadas de sentido que dão significado à urbe. A exibição de filmes em espaços de acesso público conformaram hábitos de ocupação da cidade, possibilitaram o ‘estar junto’, e são indispensáveis à compreensão da história como narrativa polifônica.”

Contatos:
Valéria Fabri Carneiro Marques – (Mestranda)
valeriafcmarques@gmail.com

Christina Ferraz Musse – (Orientadora)
musse@terra.com.br

Banca Examinadora:
Profª Dra. Christina Ferraz Musse (Orientadora – UFJF)
Profª Dra. Cláudia de Albuquerque Thomé (UFJF)
Profª Dra. Alessandra Souza Melett Brum (UFJF)
Profª Dra. Denise Tavares da Silva (UFF)

Outras informações: (32) 2102-3616 – Programa de Pós-Graduação em Comunicação