Em um momento no qual a convergência dos meios de comunicação acontece de forma acelerada, a jornalista Laís Cerqueira Fernandes desenvolveu em sua dissertação um estudo de caso sobre a primeira temporada do podcast “Projeto Humanos”, intitulada “As filhas da guerra”, que conta a história real de uma sobrevivente do Holocausto, a iugoslava Lili Jaffe. O estudo foi realizado por meio do no Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCom) e investiga as estratégias utilizadas para tornar a narrativa mais envolvente e humanizada.

A pesquisa “Histórias reais sobre pessoas reais: um estudo sobre as estratégias de storytelling do podcast Projeto Humanos” avalia que, embora a rapidez do fluxo de informações possa causar um distanciamento entre os produtores e receptores de conteúdo, a plataforma de podcast é capaz de reproduzir e ressignificar estratégias narrativas capazes de resgatar e renovar a paixão por contar histórias com profundidade.

Na trajetória do estudo, foi realizado um levantamento sobre a comunicação narrativa, apresentando conceitos de memória, linguagem, história oral e entrevista. Laís ainda aborda um histórico e ressalta um panorama sobre o podcast. ”Essa plataforma está em constante expansão de seu alcance midiático, inclusive entre o público brasileiro. Compreendemos que um estudo voltado para a elucidação de estratégias narrativas em podcasts é de interesse para o campo da comunicação, tanto o acadêmico, quanto o mercadológico. Por mais que soe paradoxal, o meio digital pode contribuir, cada vez mais, para a propagação de narrativas mais humanizadas”, aponta a pesquisadora.

Laís relata que o interesse pelo tema surgiu no envolvimento com a sua rotina profissional. Com o passar do tempo, ela notou uma crítica à forma sobre como, com a inserção da internet no cenário da comunicação, os repórteres estavam se distanciando das suas fontes, deixando de privilegiar um contato “cara a cara” e prezando pela rapidez e pela instantaneidade na hora de produção de conteúdo.

“Embora eu ache que a crítica não seja completamente inválida, paralelamente, também observava como uma plataforma que transmite conteúdos aprofundados também estava cada vez mais popular: o podcast. Então, quis entender como é que essas narrativas com profundidade eram trabalhadas nesse âmbito. Optei por estudar a primeira temporada de um podcast de storytelling, o ‘Projeto Humanos’, que conta uma história real, mas também utiliza técnicas narrativas subjetivas, com espaço para emocionalidades, que observamos até em conteúdos de ficção”, comenta.

De acordo com a orientadora da dissertação, professora Christina Ferraz Musse, a investigação apresenta uma proposta original, por se tratar de uma plataforma que faz sucesso em países, como os Estados Unidos (EUA), mas que tem ganhado espaço e se tornado um mercado promissor no Brasil. “O podcast é um campo vasto quando tratamos de mercado, criação e novas linguagens. É capaz de atingir muitas pessoas e possui uma facilidade de produção surpreendente. Independente, se é feito como jornalismo, storytelling ou com um aspecto ficcional oferece uma infinidade de possibilidades de trabalharmos as narrativas. O trabalho surge como uma pesquisa original por haver poucas pesquisas na área em nosso país, o que fará com que a análise da Laís se torne referência”, finaliza.

Contatos:
Laís Cerqueira Fernandes – (mestranda)
laiscerqueiraf@gmail.com

Christina Ferraz Musse (orientadora UFJF)
c.ferrazmusse@gmail.com

Banca examinadora:
Profa. Dra. Christina Ferraz Musse (orientadora UFJF)
Profa. Dra. Cláudia de Albuquerque Thomé (UFJF)
Prof. Dr. Carlos Pernisa Júnior (UFJF)
Profa. Dr. Dr. Ivan Alexander Mizanzuk (Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUC-PR)

Outras informações: (32) 2102-3616 – Programa de Pós-Graduação em Comunicação