Ao estabelecer uma relação entre a comunicação e a história, o acadêmico Humberto Junio Alves Viana realizou uma análise crítica da série jornalística da Rede Globo, exibida em 2015, em comemoração aos 50 anos do jornalismo da emissora. Formado em História pela Universidade Federal de São João Del Rey (UFSJ), Humberto buscou compreender na sua dissertação de mestrado de que maneira se deu, ao longo dos anos, a construção de valores na empresa televisiva, como os de credibilidade, de autenticidade e de historicidade.

A pesquisa foi desenvolvida e apresentada no Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCom), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Durante o estudo, o historiador ainda observou como jornalisticamente a emissora utilizou argumentos históricos para agregar veracidade às narrativas. “Eu pude perceber a exaltação de certos valores da instituição, do jornalismo da emissora, então há uma busca de definir um lugar de fala, num contexto contemporâneo onde a Globo  está sendo constantemente questionada e a empresa enfrenta uma realidade de instabilidade”.

O pesquisador ressalta, também, sua crença na mediação estabelecida pelas ferramentas de comunicação no sentido de pautar aquilo que as pessoas devem rememorar ou mesmo de fazê-las reconhecerem a historicidade de certos acontecimentos: “então, só se torna histórico, aquilo que os meios de comunicação definem como histórico. Dessa forma, há a definição daquilo que  deve ser rememorado, daquilo que deve ser lembrado ou não”.

De acordo com a professora orientadora da dissertação, Christina Ferraz Musse, o trabalho traz grande contribuição à reflexão crítica sobre como os veículos de comunicação produzem e organizam suas narrativas. “Com o objetivo de se tornarem ‘senhores da história’, isto é, capazes de determinar quais os acontecimentos que devem ser lembrados e como devem ser lembrados, constituindo assim a maior referência para o patrimônio cultural de uma nação.  No registro diário do telejornalismo, por exemplo, a Rede Globo seleciona os fatos, que servirão como fonte primária para a caracterização de uma época; no momento em que a emissora executa o trabalho de rememoração, como nas retrospectivas, ela nos diz o que deve ser lembrado e ressignifica a história.”

Contatos:
Humberto Junio Alves Viana – (Mestrando)
beto92beto@gmail.com

Christina Ferraz Musse – (Orientadora)
musse@terra.com.br

Banca Examinadora:
Profª Dra. Christina Ferraz Musse (Orientadora – UFJF)
Profª Dra. Cláudia de Albuquerque Thomé (UFJF)
Profª Dra. Cássia Rita Louro Palha (UFSJ)

Outras informações:
(32) 2102-3616 – Programa de Pós-Graduação em Comunicação