“As lembranças sobre vários fatos que constroem nossa visão crítica do mundo ou nossos projetos de vida são formadas através de muitas das informações que a mídia nos propõe”, esta é a defesa da professora da Faculdade de Comunicação (Facom) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Christina Ferraz Musse, que ministrará uma aula pública no evento “Mídia e Memória: a reconstrução do passado no tempo presente”. O evento ocorre nesta quarta-feira, 28, às 18h, no antigo prédio do DCE (esquina da rua Floriano Peixoto com a avenida Getúlio Vargas). O projeto conta ainda com a apresentação da banda “O Fusca Voador”.

Organizado pelo Centro de Conservação da Memória (Cecom) da UFJF, o evento faz parte da programação do projeto “Memoriarte”, que procura promover apresentações e debates em torno de questões que envolvam as memórias dos movimentos sociais e culturais e da importância deles na construção da sociedade.

Segundo Musse, a maneira como lembramos o passado vem sendo moldada desde o século XX pela mediação dos veículos de imprensa e de entretenimento. “As cidades cresceram muito. Aquela informação que chega sobre a nossa aldeia, vem através do jornal diário, dos portais de notícia, muito mais do que nossa conversa com o vizinho por exemplo, que muitas vezes, passamos semanas sem ver.”

A pesquisadora explica que fazer uma reflexão acerca dessa memória em países como o Brasil, cuja história foi construída quase sempre sob o ponto de vista daqueles que estavam no poder, é um resgate da identidade. “É muito importante, mais do que nunca, no momento que estamos vivendo hoje no país, relembrarmos nosso passado recente, não deixarmos essas memórias serem esquecidas, adormecidas, colocadas à margem. É um tempo de se rememorar e a rememoração é a afirmação da nossa democracia.”

A iniciativa é gratuita e aberta ao público.

Outras informações: (32) 3212-3286 / cecom.procultura@ufjf.edu.br – Centro de Conservação da Memória (Cecom)