Obra contribui para o campo da geografia e da psicanálise, promovendo um diálogo entre as áreas e ampliando as reflexões sobre a relação entre lugares e afetos. (Foto: arquivo pessoal)

Quais as relações entre lugares e afetos? Como o lugar se constitui? O que nos vincula aos espaços? Essas foram algumas perguntas moventes para a construção do livro “Geopsíquico: onde a psicanálise e a geografia se encontram”, escrito pela professora da Faculdade de Educação (Faced) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Juliana Maddalena.

A obra é o resultado da tese de doutorado da autora e foi lançada durante o 15° Encontro Nacional de Prática de Ensino em Geografia (Enpeg), em Salvador, e no 12° Congresso Ruepsy na Universidade Paris 8. Por meio desse livro, Juliana  busca contribuir para o campo da geografia e da psicanálise, promovendo um diálogo entre as áreas e ampliando as reflexões sobre a relação entre lugares e afetos.

Segundo a autora, “Geopsíquico” é um conceito novo, que se estabelece e se vivencia topologicamente, incorporando dinâmicas psíquicas e terrestres. Ainda enfatiza a importância da pesquisa e da escuta, que incluem o inconsciente, e destaca a palavra como parte desse processo.

“Acredito que o livro seja um convite para nos enxergarmos nos lugares e compreendermos como esses lugares nos marcam, além de como tudo isso se entrelaça na forma como nos situamos no mundo e nos relacionamos com as pessoas”, reforça a docente.

A professora acrescenta que “o campo de pesquisa foi realizado através de coleta de relatos pessoais, nos quais as pessoas compartilharam experiências em determinados lugares. Esses relatos proporcionaram uma compreensão mais profunda da relação entre os espaços geográficos e os afetos envolvidos, permitindo uma abordagem mais abrangente sobre a constituição subjetiva dos lugares”, conclui.

Livro pode ser adquirido por meio de contato com a autora, através de e-mail. (Foto: divulgação)

Metodologia de Geografia Humanista

Juliana Maddalena relata que a pesquisa para a construção do livro está alinhada com a metodologia já utilizada em sala de aula, que é a Geografia Humanista. A abordagem tem como foco a compreensão e análise dos lugares a partir das experiências humanas e das relações entre as pessoas e o ambiente em que vivem.

Segundo a professora, o trabalho “se concentra na perspectiva do encontro psíquico dos alunos com a escola, explorando como eles reagem e se relacionam com o ambiente escolar que os impacta emocionalmente.”

Juliana é líder do projeto de extensão “Geografia Humanista, Ensino, Teoria e Experiência (Ghente) da UFJF, que tem como objetivo acolher e discutir questões teóricas e metodológicas sobre ensino de geografia a partir do referencial epistemológico da “Geografia Humanista”.

Outras informações: juliana.maddalena@ufjf.br ou @juliana.maddalena (Instagram).

Acompanhe a UFJF nas redes sociais

Facebook: UFJFoficial

Instagram: @ufjf