O episódio mais recente do podcast Encontros A3, publicado nesta quarta-feira, 7 de junho, estreia sua quinta temporada. Com ela, é inaugurado um formato diferente ao adotado anteriormente pelo programa – em vez da estrutura tradicional de perguntas e respostas com os pesquisadores da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), o podcast adota um estilo de narração mais vívido para, dessa forma, contar histórias cativantes sobre a ciência.

A história deste episódio começa na Mata Atlântica, mais especificamente no Jardim Botânico da UFJF, onde um projeto de divulgação científica está trabalhando para não apenas entender as plantas que lá habitam, mas também como contar sobre elas para todos que visitam o Jardim.

A professora e pesquisadora Nádia Somavilla, do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), lidera este projeto. Ela percebeu, assim como demais cientistas da área, que há uma dificuldade do público não especializado em ver as plantas como seres individuais, e não apenas um “amontoado de vegetação”. Para mudar essa percepção, Somavilla e sua equipe estão criando materiais para ajudar as pessoas a entender e apreciar a vegetação ao seu redor.

O episódio ainda conta com a participação do pesquisador e diretor do Jardim Botânico, Breno Motta, que compartilha o porquê de considerar a floresta a “melhor professora” possível. A relação entre a Mata Atlântica e a história de Juiz de Fora também é um dos pontos tocados ao longo do programa.

O podcast Encontros A3 é um dos frutos da Revista A3 da UFJF, de jornalismo científico e cultural. O programa busca democratizar o acesso à ciência e ao conhecimento produzido na universidade, trazendo pesquisadores da UFJF para conversar sobre temas de interesse público.

A quinta temporada do Encontros A3 já está disponível em diversas plataformas de streaming, como Spotify, Google Podcasts, Apple Podcast, entre outros. Clique aqui para escolher aquela que é de sua preferência.

Veja também:

Registros da onça-pintada