O evento é organizado pelo grupo de pesquisa Ciência, Saúde e Sociedade. (Foto: Pixabay)

Em comemoração ao “Dia Mundial da Pessoa Idosa”, o grupo de pesquisa Ciência, Saúde e Sociedade promove nesta sexta-feira, 1º, às 16h, o webinário “A velhice em tempos de pandemia: desafios e consequências atuais e futuras”.

Pesquisadores de quatro regiões do país e de diferentes áreas do conhecimento analisam os impactos da crise sanitária decorrente do novo coronavírus na terceira idade. Participam desse debate os professores Lina Faria (UFSB), Rodrigo Arantes (UFMG), Adriana Cavalli (UFPel) e Kátia Moreira (Unir), além da coordenadora do grupo e docente do campus da Universidade Federal de Juiz de Fora em Governador Valadares (UFJF-GV), Waneska Alves.

Segundo Alves, “no Brasil, as pessoas idosas foram profundamente afetadas pelo contexto sanitário grave, onde resultou em elevada mortalidade e adoecimento deste grupo etário”. Ainda segundo a docente, nos últimos dois anos, o idoso “sofreu não apenas com o risco de adoecimento e morte por covid-19, mas também com a negligência e o preconceito de uma parcela da população e com a baixa qualidade e operacionalização dos serviços de saúde, que não estão preparados muitas vezes para atendê-los”.

Além do Ciência, Saúde e Sociedade, outro grupo de pesquisa atua na organização da atividade, o Educação, Saúde e Desigualdades Sociais, da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB).

A transmissão do evento acontece pelo Google Meet. O webinário é gratuito e garante certificado aos participantes.

Para se inscrever, clique aqui.