Encontro virtual “Estratégias para o futuro da CT&I no Brasil” será transmitido às 19h (Imagem: Divulgação)

Como parte da programação da Semana do ICE, será realizado o painel “Estratégias para o futuro da CT&I no Brasil”, nesta terça-feira, dia 9, às 19h. Com transmissão pelo canal do Departamento de Física no YouTube, o evento reúne autoridades de três importantes instituições de ciência, tecnologia e inovação (CT&I) do país: a Associação Brasileira de Ciências (ABC), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Mediador da discussão, o professor do Departamento de Física da UFJF Paulo Barone acredita que ela é fundamental neste momento, sobretudo pelas condições que a ciência atravessa de dificuldades de financiamento e falta de estratégias. 

Em sua opinião, ainda que a pandemia tenha mostrado a importância da CT&I para a sociedade na superação de desafios e na proposição de soluções, o futuro apresenta muitas incertezas. Para falar sobre as estratégias que precisam ser adotadas, os convidados são o presidente da ABC Luiz Davidovich, o presidente do CNPq Evaldo Vilela e o presidente da Fapemig Paulo Sérgio Beirão.  

“São autoridades muito reconhecidas, que tem uma ampla capacidade de reflexão, com formações e papéis diversificados, e por isso tem visões complementares do sistema”, avalia. Barone considera que este painel extrapola as fronteiras das Ciências Exatas e toda a comunidade acadêmica ou interessados pela temática poderão aproveitar o debate. 

Link da transmissão: bit.ly/SemanaICE

Outras informações: Feira de Ciências 2021 | Semana da Computação | Semana da Estatística | Semana da Física | Semana da Matemática | Semana da Química