Interessados devem se inscrever até 15 de junho, por meio de formulário eletrônico. (Foto: Felipe Moreira Vidal)

Estão abertas as inscrições para o curso introdutório ao uso de impressão 3D para professores, realizado pelo projeto de extensão da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), “LabMaker – Impressão 3D nas escolas”. São ofertadas 10 vagas para o treinamento, com início previsto para 19 de junho. Os interessados devem se inscrever até o dia 15 de junho, através de um formulário eletrônico. A participação na atividade confere certificado.

O curso introdutório para Impressão 3D é direcionado para professores de escolas públicas e privadas, que lecionam qualquer disciplina. As aulas serão ministradas pelos integrantes do LabMaker, no Centro de Ciências da UFJF, durante três semanas, sempre às segundas-feiras. No primeiro dia, 19 de junho, o treinamento será das 14h às 16h. Já nos dias 26 de junho e 03 de julho, os módulos serão realizados das 14h às 17h.

“O curso vai além da impressão de um modelo pronto disponível na internet. Nós temos alunos e bolsistas capacitados para criar objetos novos e criativos, permitindo que os  professores possam conhecer a nossa liga de modelagem geométrica e outros diversos trabalhos que realizamos no LabMaker“ explica a coordenadora do projeto e professora do curso de Engenharia Computacional, Flávia Bastos.

A capacitação será dividida em 3 módulos. O primeiro visa um ensino da introdução a impressão 3D, para que os docentes tenham um contato inicial com essa tecnologia. Já o segundo momento, terá um foco maior no ensino da utilização do software fatiador, que é essencial para que a impressão possa ocorrer. Por fim, no terceiro módulo, os professores serão instruídos a realizar definitivamente a impressão 3D através de um modelo teste, além de aprender conceitos básicos de manutenção e configuração da impressora.

O LabMaker – Impressão 3D nas escolas

Aprovado em 2022 pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da UFJF, o LabMaker é um projeto de extensão que tem como principal objetivo democratizar o conhecimento sobre modelagem digital e impressão 3D. O objetivo é ultrapassar os domínios do campus e lavar os conhecimentos e estudos às escolas das redes municipal e estadual de ensino.

Ainda de acordo com a coordenadora Flávia Bastos, o projeto LabMaker nasceu através de uma iniciativa de poder ajudar as escolas de Juiz de Fora e região a utilizarem melhor os recursos que elas têm recebido de materiais voltados para a área maker. “Os professores da educação básica, por vezes, desconhecem a tecnologia e não acreditam que ela possa servir às suas disciplinas. O nosso intuito é capacitar estes profissionais para que possam fazer um uso legal desses equipamentos que estão recebendo”, finaliza.

Outras informações:  @labMakerufjf.