Edição 2023 de janeiro da Colônia de Férias oferta 60 vagas para crianças de 6 a 11 anos de idade (Foto: Divulgação)

Um espaço de lazer e construção do conhecimento para as crianças no período das férias escolares. Assim é a Colônia de Férias Científica da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), que chega à sua quarta edição. Pais e responsáveis interessados poderão fazer a inscrição por meio de formulário eletrônico, das 14h de 19 de dezembro às 23h59 de 21 de dezembro. O evento acontece de forma presencial no Centro de Ciências, entre 9 e 13 de janeiro de 2023, das 14h às 17h. Todas as atividades são gratuitas. 

Será aberto um total de sessenta vagas: vinte vagas para crianças de 6 a 7 anos de idade; vinte para a faixa dos 8 aos 9 anos; e outras vinte para crianças com 10 a 11 anos de idade. Quatro vagas de cada faixa etária são exclusivas para estudantes de escolas públicas. 

De acordo com a coordenadora do projeto, Fernanda Bombonato, a programação da próxima Colônia de Férias Científica contará com novidades. “Procuramos não repetir as atividades que foram realizadas em edições anteriores. Não podemos dar muitos detalhes para não estragar a surpresa. Podemos garantir que as crianças vão adorar o que programamos para esta edição”, afirma a professora. A programação prevê atividades de áreas diversas, como Química, Engenharia Elétrica e Inteligência Artificial. Fernanda ressalta ainda o compromisso que os inscritos devem ter com o evento, “percebemos, em outros anos, que algumas pessoas realizaram as inscrições e não compareceram. Isso é um problema, já que muitos interessados não conseguiram vagas,” alerta.

Importância do ensino de Ciências para as crianças

Diante do contexto da pandemia da Covid-19 e a expansão dos movimentos de negação da Ciência e anti-vacina no contexto mundial, torna-se mais importante reforçar o ensino de Ciências para as crianças, na avaliação de Fernanda Bombonato. Esse foi um dos motivos que contribuíram para o nascimento da Colônia de Férias Científica. 

“A intensificação dos movimentos negacionistas demonstra claramente uma falha na formação do ensino de Ciências na escola básica. Esse fenômeno não é observado somente no Brasil, mas também em países que possuem altos índices de escolarização.”

Outro fator determinante foi a necessidade das mães professoras e pesquisadores que compõem o projeto encontrar atividades para seus filhos na região de Juiz de Fora durante as férias escolares. “Atividades que não fossem só de entretenimento. O período de férias escolares acaba sendo crítico para as mães que trabalham fora e para as crianças que ficam em casa e passam grande parte do tempo nos eletrônicos”, analisa.

Confira a programação prevista: 

  • Segunda-feira – 09/01:
14h - 15h30: O que é um cientista e como eles trabalham? 

16h - 17h: O que é o Mofo?
  • Terça-feira – 10/01:
14h - 17h: Circuito elétrico, é de comer?
  • Quarta-feira – 11/01:
14h - 17h: Tem Química no bolo?
  • Quinta-feira – 12/01:
14h - 17h: Dobras, ora bolas!
  • Sexta-feira – 13/01:
14h - 17h: Como os robôs andam? Meu amigo é um robô!

Apoio da Fapemig

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) aprovou proposta para o financiamento de seis Colônias de Férias, a serem realizadas entre os anos de 2023 a 2025. A proposta foi inscrita na Chamada Fapemig 05/2022 – Programa Comunicação Pública da Ciência e da Tecnologia – Apoio a Ações de Divulgação da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (processo APQ-02741-22). 

Entre os colaboradores da Colônia de Férias Científica estão os professores Elói Teixeira César, diretor do Colégio de Aplicação João XXIII; Marco Antônio Escher, diretor do Centro de Ciências da UFJF; Jacy Gameiro, do Departamento de Parasitologia, Microbiologia e Imunologia; e Celly Mieko Shinohara Izumi, do Departamento de Química. Também atua no apoio a estudante Grazielle Conrado Gonçalves Teixeira, do curso de Engenharia Mecânica e bolsista de projeto aprovado pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex). 

Eventuais dúvidas e pedidos de informação podem ser encaminhados para o e-mail colonia.cientifica@ice.ufjf.br

*Matéria editada dia 16/12/2022 em decorrência de alteração no horário de início das inscrições