Imagine que crianças, entre 7 e 12 anos, tenham a oportunidade de experimentar na prática a rotina de um cientista, por meio de atividades intensas de brincadeira e muito aprendizado. É com essa proposta que a III Colônia de Férias Científica – Edição de Inverno da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) acontece entre 25 e 29 de julho, no Centro de Ciências, em formato presencial. As inscrições, realizadas por meio de formulário eletrônico, devem ser feitas gratuitamente, entre 18 e 22 de julho.

Serão oferecidas um total de 40 vagas, entre elas, 13 serão distribuídas para crianças entre 7 e 8 anos; 13 para quem possui a faixa etária entre 9 e 10 anos; e 14 para quem tem entre 11 e 12 anos. Caso os ingressos se esgotem, haverá uma lista de espera.

Vale destacar que, para cada faixa etária, quatro vagas serão reservadas, exclusivamente, para crianças matriculadas em escolas públicas do município de Juiz de Fora e região. Os pais e responsáveis também devem fazer a inscrição.

O link para inscrição estará disponível a partir das 00h00 do dia 18 de julho. 

Os termos de inscrição para a III Colônia de Férias Científica – Edição de Inverno estão disponíveis no site do Centro de Ciências. 

Pioneirismo

Em decorrência da pandemia, a última edição da Colônia de Férias Científica aconteceu de maneira remota (Foto: arquivo pessoal)

Coordenada pela professora do Departamento de Química do Instituto de Ciências Exatas (ICE) da UFJF, Fernanda Bombonato, e pela professora do Departamento de Parasitologia, Microbiologia e Imunologia do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), Jacy Gameiro, a Colônia de Férias Científica é uma iniciativa pioneira na região da Zona da Mata mineira. 

Fernanda conta que o projeto, vinculado à Pró-Reitoria de Extensão (Proex), realiza atividades correlacionadas às ciências naturais e tecnologias com crianças de 7 a 12 anos. Ela ressalta ainda, que a iniciativa nasceu da necessidade das professoras-mães-cientistas encontrarem atividades de qualidade, não somente de entretenimento, para seus filhos durante o período das férias escolares.

“Em cada dia, será realizado um grupo de experimentos diferentes e fundamentados na cultura Maker e movimento STEAM (do inglês Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics). Dessa forma, a criançada vai ter que colocar a mão na massa!”, aponta a coordenadora do projeto. “A maioria das atividades irá gerar um produto de sua atitude científica e as crianças poderão levá-los para casa. Os pais podem ficar tranquilos, pois todos estarão sob supervisão constante e em todas as práticas serão utilizados materiais seguros”, complementa.

Espaço para o contato direto com a ciência

A professora também informa que a Colônia de Férias é um espaço não formal de ensino, voltado para o letramento científico. “As crianças pequenas são cientistas natas e essa curiosidade vai diminuindo à medida que as etapas de escolarização avançam. A formação de um indivíduo cientificamente letrado deve começar na primeira infância e prosseguir por toda a vida. Um indivíduo, cientificamente alfabetizado, deve ser capaz de compreender e intervir no debate público relacionado às ciências, à tecnologia e à cidadania”.

A terceira edição do projeto de extensão faz parte do retorno das atividades presenciais no Centro de Ciências da UFJF. Fernanda lembra a importância do espaço ao disponibilizar aos estudantes que o visitam a possibilidade de manusear, construir e experimentar o conhecimento. 

“Ao participar da idealização do nosso projeto e sediar a Colônia de Férias, o Centro de Ciências reafirma seu comprometimento com seus objetivos na divulgação científica, articulando extensão, pesquisa e ensino, e se mantendo em permanente diálogo com a sociedade”, ressalta Fernanda.

A docente ainda aponta que a colaboração dos professores – do Departamento de Química, Celly Mieko Shinohara Izumi; do Departamento de Matemática e diretor do Centro de Ciências, Marco Antonio Escher; e do professor de Química e diretor do Colégio de Aplicação João XXIII, Eloi Teixeira César – são fundamentais para a realização do projeto.

Outras informações: (32) 2102-6913 / 2102-6914 ou 99906-8644 (Whatssap).