Colônia de Férias do Centro de Ciências chega à sua quarta edição, sendo a primeira presencial, com duração completa de 3h por dia e 60 vagas. (Foto: Alexandre Dornelas)

O Centro de Ciências da Universidade Federal de Juiz de Fora está durante toda a semana preenchido com a energia e alegria da criançada da 4ª Colônia de Férias Científica. Todas as sessenta vagas disponibilizadas para a atividade foram preenchidas. Em sua quarta edição, a Colônia, que termina nesta sexta, 13, é um espaço de lazer e construção do conhecimento científico junto a esses jovens – algo que se faz ainda mais necessário por conta dos danos causados por movimentos negacionistas na atualidade. 

A organização trabalha com três faixas etárias: crianças de seis a sete anos, oito a nove anos e dez a onze anos. Vinte vagas foram destinadas para cada grupo. Em cada faixa, quatro vagas são destinadas para estudantes de escolas públicas.

Organizadora Fernanda Bombonato ao lado das colaboradoras Celly Izumi e Jacy Gameiro. (Foto: Alexandre Dornelas)

O sucesso da Colônia é celebrado pela organizadora do evento, Fernanda Bombonato, professora do Departamento de Química do Instituto de Ciências Exatas (ICE). É a primeira edição do evento presencial e com a duração completa de três horas desde o advento da pandemia.

“Esta edição pode ser comparada à primeira. Com a diferença que lá, abrimos trinta vagas apenas. Apesar dos cortes orçamentários que as universidades sofreram, conseguimos dobrar o número de vagas. As crianças estão bem felizes e nós, da organização, também”, destaca Fernanda. 

Na tarde da última quarta-feira, 11, as crianças realizaram o experimento “Tem Química no bolo?”, em que prepararam bolos de chocolate e puderam saboreá-los na hora do lanche. Depois, os pequenos visitaram os espaços relacionados à Química no Centro de Ciências e tiveram a oportunidade de ver experimentos demonstrativos.

Henrique Teixeira se divertiu com os circuitos de energia que aprendeu a fazer. (Foto: Alexandre Dornelas)

Uma das crianças presentes, Henrique Teixeira Grunewald, 6 anos, participa da Colônia de Férias Científica pela primeira vez. Considerando a experiência como “bem interessante”, o menino lembrou do que apreendeu no dia anterior. “Ontem eu fiz um circuito de energia. Foi muito bom. Aprendi o que se usa para fazer o circuito.”

Já a estudante Katherine Lucinda Lima Vieira, 11, já participou de todas as edições do evento. A mãe da jovem descobriu a iniciativa ao pesquisar por colônias de férias para a filha. “É muito legal. Eu adoro Ciências. E estou gostando da atividade, porque gosto muito de bolo também. A primeira palavra que falei foi ‘bolo’”, se diverte Katherine. 

De acordo com a organizadora, mesmo em uma atividade como a preparação de um bolo, é possível tratar de Ciência. “Durante o preparo do bolo, foram abordados conceitos relacionados a transformações químicas e misturas”, demonstra Fernanda.

Katherine Vieira participou de todas as edições da Colônia. (Foto: Alexandre Dornelas)

Em 2022, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) aprovou proposta para o financiamento de seis Colônias de Férias Científicas, a serem realizadas entre 2023 e 2025. O projeto foi inscrito na Chamada Fapemig 05/2022 – Programa Comunicação Pública da Ciência e da Tecnologia – Apoio a Ações de Divulgação da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (processo APQ-02741-22).

Entre os colaboradores das colônias estão os professores Elói Teixeira César, diretor do Colégio de Aplicação João XXIII; Marco Antônio Escher, diretor do Centro de Ciências da UFJF; Jacy Gameiro, do Departamento de Parasitologia, Microbiologia e Imunologia; e Celly Mieko Shinohara Izumi, do Departamento de Química.