O Centro de Ciências da UFJF completa 16 anos com mais uma conquista na área de divulgação cientifica (Foto: Ciro Cavalcanti)

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) divulga  o resultado final das propostas aprovadas pelo Programa Comunicação Pública da Ciência e da Tecnologia, que promove apoio a ações de divulgação da ciência, da tecnologia e da Inovação. Nesta chamada, foram aprovados 29 projetos das 142 propostas enviadas, algumas submissões ficaram como prioridade 2 (P2), em função do limite de recursos. A relação completa dos projetos aprovados está disponível no site da Fapemig.

Dentre os aprovados, a UFJF teve duas propostas contempladas com recursos e quatro como prioridade 2. As atividades de Popularização e Divulgação Científica do Centro de Ciências da UFJF foram aprovadas para contratação com o valor de R$232.164,02  e o projeto Genemolpop, de divulgação e popularização dos conhecimentos científicos da Genética e da Biologia Molecular na área da Saúde humana, foi contemplado com o recurso de R$34.860,00.

A proposta do projeto Genemolpop, alinhada à temática 2 “produção e distribuição de materiais e produtos voltados para a divulgação da ciência, da tecnologia e da inovação”, é coordenada pela pesquisadora Cibele Velloso Rodrigues, docente do Departamento de Ciências Básicas da Vida do campus avançado de Governador Valadares

“Estimulados pela iniciativa de alguns estudantes dos cursos da área de saúde do campus UFJF/GV, que durante o período de ensino remoto desenvolveram habilidades para atuar nas diversas plataformas de mídia, resolvemos propor produzir  e  divulgar materiais e produtos como vídeos, cartilhas, folders, softwares, aplicativos, podcasts e canais em mídias sociais digitais voltados para as temáticas da genética e da biologia molecular na saúde humana com vistas a intercambiar informações entre a comunidade acadêmica e a sociedade”, explica Cibele.

De acordo com a coordenadora, serão trabalhadas temáticas diversas como doenças crônicas, doenças sexualmente transmissíveis, alimentação saudável com enfoque na herança epigenética transgeracional e agentes carcinogênicos presentes em alimentos. “Tais projetos serão desenvolvidos com a comunidade civil, com o objetivo de apresentar evidências científicas que possam aumentar os benefícios na saúde local, ampliando a autonomia das pessoas e seu conhecimento sobre as condições em saúde. Espera-se que o público-alvo adquira conhecimento suficiente para autonomia, melhorando sua qualidade de vida e reduzindo danos futuros à saúde e os impactos no Sistema de Saúde”, completa.

Centro de Ciências fortalecendo a aproximação com a sociedade

Eloi Teixeira coordena o projeto contemplado na chamada da Fapemig com R$232.164,02 para popularização da ciência (Foto: Twin Alvarenga)

O coordenador do projeto do Centro de Ciência, Eloi Teixeira, atual diretor do Colégio de Aplicação João XXIII, comemora a aprovação do projeto com uma confirmação da importância desse equipamento de extensão para a popularização do conhecimento científico e aproximação da Universidade com a sociedade. “É mais uma demonstração da importância do Centro de Ciências da UFJF para a divulgação e popularização da ciência para Juiz de Fora e região”. Com esta proposta, iremos realizar eventos durante as três próximas Semanas Nacionais de Ciência e Tecnologia (SNCT), seis colônias de férias científicas e três feiras de matemática. Além dos recursos para estes eventos, destacamos a liberação de recursos também para locação de ônibus para o transporte de estudantes e pessoas de comunidades vulneráveis, que, de outra forma, não teriam como visitar o Centro de Ciências.

“Com este projeto, no mês em que o Centro de Ciências completa 16 anos, comemoramos um total de R$1.700.000,00 adquiridos em projetos para popularizar a ciência e a tecnologia. Os recursos são oriundos de diversas agências de fomento. Iremos publicar três novos livros da série Ciência em Dia, com os temas abordados nas SNCT e um e-book, com os experimentos das colônias de férias científicas realizadas no Centro”, comenta Teixeira.

Inaugurado em 26 de agosto de 2006, em prédio anexo ao Colégio de Aplicação João XXIII, o Centro de Ciências determinou como meta a expansão da ciência para a sociedade, investindo, especialmente, no estreitamento das relações entre a UFJF e as escolas da rede básica de ensino.

Em 2017, inaugurou um novo ciclo de possibilidades com sua nova sede, no campus de Juiz de Fora, com mais de três mil metros quadrados. O prédio dispõe de planetário, observatório, dois salões de exposições, três auditórios, museus de Malacologia e de Arqueoastronomia.