No repertório de “Missa Festiva” consta uma seleção de cinco peças: Kyrie, Gloria, Credo, Sanctus e Agnus Dei (Foto: Divulgação)

O Coral Pró-Música da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) se apresenta neste domingo, 7, às 20h, na Igreja do Rosário, com a Missa Festiva, do compositor John Leavitt. A apresentação é parte do projeto “Música nas Igrejas” e tem entrada franca. 

A Missa Festiva foi apresentada pela primeira vez na cidade em 2015, e oito anos depois está de volta ao repertório do grupo. Segundo o regente do Coral,Victor Cassemiro, essa escolha deve-se por ser uma música viva e introspectiva de um compositor contemporâneo e ainda vivo. Embora seja muito conhecida no canto coral, a maioria do público ainda a desconhece. “Temos o objetivo de popularizar essa peça de tão grande beleza e singularidade”, ressalta o regente. 

Missa Festiva combina o lirismo melódico com o contraponto, além de um notório acompanhamento pianístico.  Foi uma criação que se iniciou em 1988, a partir de uma peça de festival para o Simpósio Internacional de Corais em Kansas City, Estados Unidos. Apesar da obra não ter o propósito de ser uma missa litúrgica, ela “utiliza textos em latim, consagrados através dos séculos, que são valorizados pela sua riqueza, sendo também um excelente instrumento para o canto coral”, de acordo com Victor Cassemiro. Na composição, consta uma seleção de cinco peças: Kyrie, Gloria, Credo, Sanctus e Agnus Dei.

O regente do Coral Pró-Música também ressalta a importância desse compositor e maestro nascido no Kansas, que já ganhou diversas premiações. “Trazer à tona John Leavitt busca difundir a cultura feita nas Américas na atualidade, já que o meio da música de concerto é tomado por composições europeias de entre os séculos XVI e XIX”, finaliza. 

Música nas Igrejas 

O “Música nas Igrejas” foi retomado em 2007 pelo Centro Cultural Pró-Música, desde 2011 incorporado à UFJF e vinculado à Pró-reitoria de Cultura. Os fundadores do Pró-Música, Maria Isabel e Hermínio de Sousa Santos, desejavam levar a música a cada vez mais pessoas e, com o projeto, possibilitaram a ampliação do contato do público juiz-forano com a música erudita. 

Além do “Música nas Igrejas”, o Coral tem participado da vida de Juiz de Fora em eventos culturais e sociais desde sua formação em 1973. Ao lado da Orquestra de Câmara Pró-Música/UFJF, executou importantes obras do repertório clássico. Além disso, conta com sete CDs gravados durante os Festivais de Música Colonial Brasileira e Música Antiga. Desde sua criação, fez centenas de apresentações na cidade e na região, além de marcar presença em importantes salas de concerto do país, como a Sala Cecília Meirelles, no Rio de Janeiro.