Coral Pró-música e Camerata Pró-Música abrem a programação no domingo, dia 15, na Igreja da Glória (Foto: Divulgação)

O Coral Pró-Música e a Camerata Pró-Música da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), sob a regência do maestro Victor Cassemiro, apresentam seu Concerto de Natal com o cântico Glória de Vivaldi. Uma das obras-primas desse sacerdote italiano do século XVII, considerado um dos maiores compositores de todos os tempos, será interpretada na Igreja da Glória, no domingo, dia 15, às 20h30.

O concerto é um dos destaques de uma ampla programação idealizada pelo regente, que desde o último dia 7 vem fazendo apresentações, como a que levou o conjunto de sopros oriundo da Sinfônica Pró-Música à Catedral. Na agenda deste fim de ano, estão ainda audições dos grupos musicais do Pró-Música em nove diferentes locais, sempre com peças natalinas, populares e eruditas, e com acesso gratuito para o público.

No dia 20, às 20h, a Orquestra Sinfônica do Pró-Música se une ao Coral São Mateus para uma grande cantata na Igreja São Mateus, precedendo a apresentação marcada para a véspera de Natal, dia 24, também às 20h, desta vez com o Coral São Mateus e o grupo solista da Orquestra. A capela da Santa Casa de Misericórdia será contemplada com o Coral Pró-Música no dia 18, às 18h30.

Domingo com Vivaldi

O regente ressalta a magnitude e a popularidade da obra de Vivaldi para um momento especial como o Natal, apontando a apresentação como uma oportunidade de confraternização entre a Universidade e a comunidade. Glória de Vivaldi é um hino utilizado na celebração da missa, cantado ou recitado, em festas e solenidades litúrgicas e ainda aos domingos, à exceção do Advento e da Quaresma.

No programa, Glória de Vivaldi conduz a noite, que tem início com a palavra dos anjos saudando o nascimento de Jesus Cristo, na anunciação aos pastores. “Inicialmente, era um hino cantado apenas na missa presidida pelo bispo, sendo que o presbítero só o entoava na noite de Páscoa”, explica Cassemiro.

Segundo o maestro, trata-se de um louvor à trindade: “Após a introdução, Gloria in excelsis Deo, louva-se a Deus Pai, e em seguida, Jesus Cristo é aclamado como Cordeiro de Deus, ao qual se pede misericórdia. Termina com uma profissão de fé e pela referência ao Espírito Santo. O hino é selado pela aclamação Amém”.

Concerto de Natal com o cântico Glória de Vivaldi

Outras informações: (32) 2102-3964 (Pró-reitoria de Cultura-UFJF)