Canções conhecidas pelo público, como “Oh happy day”, “I will follow him” e  “Noite feliz”, compõem as cantatas de natal (Foto: Fernando Itaborahy)

Sensibilidade, técnica e talento se unem nos concertos natalinos programados pelo Coral Pró-Música e pela Orquestra Sinfônica Pró-Música/UFJF, celebrando o nascimento de Cristo e as promessas de paz propagadas em tradicionais composições brasileiras e estrangeiras para a ocasião.  Este ano, as apresentações contam com mais dois importantes grupos, o Coro São Mateus e o Coral Arquidiocesano Benedictus, que se somam às apresentações dos dias 19 e 21, às 19h30. Os locais escolhidos são a Igreja São Mateus, na segunda-feira, e a Catedral, na quarta-feira.

Com entrada franca, os espetáculos reúnem 100 intérpretes que levantam suas vozes para acompanhar a Orquestra Sinfônica Pró-Música e seus 30 integrantes na execução de um repertório que traz como destaques as músicas “Adeste fideles”, “Noite escura (solo)”, “Tu scendi dalle stelle”, “On Earth as it is in Heaven”, “Glória in excelsis Deo”, “Natal todo dia”, “Maria e o Anjo”. “Oh happy day”, “I will follow him” e  “Noite feliz”, as canções mais conhecidas e celebradas, fecham o programa.

O regente Victor Cassemiro ressalta que as cantatas foram preparadas dentro do espírito de união e fraternidade da data, sendo que os ensaios vêm acontecendo desde a última semana e foram intensificados para um perfeito entrosamento e harmonia da Orquestra e dos grupos vocais. Para o maestro, esta é uma oportunidade de levar a públicos diversos, independente de crenças, importantes mensagens sobre amor e esperança nos novos tempos.

Cassemiro explica que “Noite escura” tem sua escolha baseada no fato de ser uma canção tradicional da Igreja ortodoxa ucraniana, que tem a ver com o atual momento de conflitos, em que a paz se faz urgente e necessária. “Tu scendi dalle stelle” é uma música da tradição italiana, que remete à estrela que desce dos céus para anunciar a vinda do menino Jesus. Na sequência, “Oh happy day” e “I will follow him”, eternizadas pelos filmes “Mudança de hábito 1 e 2”, antecedem a interpretação da consagrada “Noite feliz”.

Outras informações: Pró-Reitoria de Cultura (Procult)