Fernando Perlatto: “A Universidade continua resistindo com o que ela consegue produzir de melhor e mais potente” (Foto: Carolina de Paula/UFJF)

Já está disponível para leitura a quinta edição da revista “Fala ICH!”. A publicação online, organizada e produzida pela direção do Instituto de Ciências Humanas (ICH) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), tem por objetivo dar visibilidade a algumas das várias atividades e eventos que ocorreram ao longo deste ano, na unidade acadêmica, a qual congrega os departamentos de Ciência da Religião, Ciências Sociais, Filosofia, Geociências, História, Psicologia e Turismo.

“O objetivo é fazer uma espécie de panorama mais amplo sobre algumas ações que vêm sendo desenvolvidas no âmbito do ICH, que é um instituto muito grande. São sete departamentos, oito cursos de graduação e seis cursos de pós-graduação, com bastante diversidade em termos de atividades de ensino, pesquisa e extensão. Este ano foi muito difícil do ponto de vista do retorno das atividades presenciais, da conjuntura política que foi muito complicada, mas nós resistimos. A Universidade continua resistindo com o que ela consegue produzir de melhor e mais potente”, destaca o diretor do ICH e professor do Departamento de História da UFJF, Fernando Perlatto.

Confira aqui a publicação.

A revista “Fala ICH!” está subdividida em cinco seções: “Opinião”, “Destaques ICH”, “Fala ICH” e “Memória ICH”. Na primeira parte, constam artigos de opinião de três docentes: Christiane Jalles de Paula e Diogo Tourino de Sousa,  do Departamento de Ciências Sociais; e Odilon Caldeira Neto, do Departamento de História. “Os professores fazem uma reflexão sobre a conjuntura política após as eleições deste ano. Além disso, na primeira parte, são apresentadas algumas ações. Criamos projetos mais voltados para discutir as questões políticas, a conjuntura. Um deles foi o Beco de Ideias, parceria com o Espaço Cultural Beco, com o intuito de sair da Universidade e dialogar com outros setores da cidade. Outro projeto foi o Ciclo de Debates Análises sobre o Brasil. A ideia foi aproveitar o contexto eleitoral e dar sequência ao debate”, explica Perlatto.

A segunda parte da publicação é dedicada aos acontecimentos que marcaram a história do Instituto em 2022. “Por exemplo, o fato de o Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) ter subido para nota seis, na avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).  O PPGH foi o primeiro programa da UFJF, junto com o Programa de Pós-Graduação em Linguística, a alcançar essa nota. Então, temos uma entrevista sobre o assunto com o coordenador, o professor Leandro Gonçalves. Temos ainda uma entrevista com o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Geografia, que subiu da nota quatro para a nota cinco.”

A Revista menciona, ainda, a primeira defesa de tese de uma aluna transexual da UFJF, realizada no Programa de Pós-Graduação em Psicologia. “Temos um artigo da Brune Coelho com a orientadora dela, a professora Juliana Perucchi. Além disso, há uma seção de memórias, que procura lembrar da trajetória de algumas pessoas que foram importantes no ICH. Nesta edição, falamos do professor Leonardo Carneiro que faleceu e foi  indicado, pelo ICH, para a Medalha Presidente Juscelino Kubitschek. Temos também artigos sobre o curso de Psicologia que completou 30 anos, assim como a Estação Meteorológica, da Geografia, que comemora algumas décadas no ICH”, finaliza o diretor.

Saiba mais:
Instituto de Ciências Humanas (ICH)