Graduação, especialização, pesquisa, extensão e atendimentos à comunidade. Esses são apenas alguns dos serviços oferecidos pelo campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) nessa primeira década de história de uma universidade federal na região do Vale do Rio Doce. Além de eventos e solenidades de homenagem à comunidade acadêmica, o campus lança sua primeira revista comemorativa, com as principais conquistas da UFJF na “Princesinha do Vale”.

Primeira colação de grau do Campus GV, em 2016. (Foto: Arquivo UFJF/GV)

O material traz registros históricos da época em que a vinda da UFJF para GV era apenas um propósito, até a efetiva implantação da Universidade na cidade. Com depoimentos, fotos e hiperlinks para conteúdos do portal, a revista apresenta as principais conquistas da UFJF-GV, com destaque para a oferta de educação pública, aquisição de espaços físicos próprios, e parcerias duradouras, que viabilizaram a promoção de serviços e atividades acadêmicas nesses dez anos. Clique aqui e confira o arquivo em alta resolução.

Comemorações movimentaram o mês de novembro

Simpósio de Pós-graduação e Pesquisa reuniu a comunidade na Unipac. (Foto: Arquivo UFJF-GV)

Os dez anos de atividades da UFJF em Governador Valadares foram festejados em diversos eventos, que mobilizaram a comunidade acadêmica e a população da cidade. Pesquisadores compartilharam seus trabalhos durante o 1º Simpósio de Pós-Graduação e Pesquisa, enquanto equipes extensionistas apresentaram os projetos desenvolvidos junto à comunidade durante a 6ª Mostra de Ações de Extensão e o 4º Congresso de Extensão do campus GV.

Homenagem da Câmara Municipal de GV aos integrantes da UFJF. (Foto: Arquivo UFJF-GV)

Docentes, estudantes e servidores técnico-administrativos foram homenageados durante reunião especial da Câmara Municipal de Governador Valadares. Especial também foi o retorno do Almoço com Cantoria, projeto do setor de Comunicação, Cultura e Eventos, que movimentou as duas unidades do Restaurante Universitário.

A programação comemorativa contou ainda com o 2º Simpósio IDEA – Inovação, Divulgação e Empreendedorismo Acadêmico e o 3º Ideathon: ‘Gestão, Inovação e Saúde’, promovidos pelo Setor de Inovação, Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia do campus GV. Os 10 anos da UFJF-GV e da Lei de Cotas foram tema de roda de conversa promovida pelo Grupo de Estudos Relações Raciais, Estado e Sociedade. O Instituto de Ciências Sociais Aplicadas promoveu homenagem aos colaboradores da década, e o Departamento de Nutrição promoveu evento em celebração aos dez anos do curso.

Entre desafios e superações, a Educação segue sendo prioridade

Mais de 3.400 estudantes estão matriculados no campus GV. (Foto: Arquivo UFJF-GV)

Em uma década de existência, o campus já formou cerca de 1.200 profissionais em seus dez cursos de graduação. Atualmente, mais de 3.400 estudantes estão matriculados na UFJF-GV; apenas em 2021, a graduação recebeu 739 novos estudantes. São adolescentes, jovens e adultos que têm a oportunidade de acesso a uma educação pública, gratuita e, principalmente, de qualidade, já que todos os cursos foram muito bem conceituados pelo Ministério da Educação. E o fato dessa educação poder ser adquirida perto de casa oferece uma gama de oportunidades aos estudantes, que podem permanecer perto de suas famílias, não precisando mais sair de casa para estudar em uma instituição de qualidade.

Pesquisas desenvolvidas no campus GV envolvem diversos cursos. (Foto: Arquivo UFJF-GV)

Além dos cursos de graduação, a UFJF-GV oferece programas de pós-graduação, como o mestrado em ensino de biologia e em ciências aplicadas à saúde; o mestrado e doutorado em bioquímica e biologia molecular; além de especializações lato sensu e programas desenvolvidos com instituições parceiras. O campus promove, também, cerca de 100 projetos voltados para a produção de ciência em diversas áreas do conhecimento

Junto ao ensino e à pesquisa, é importante destacar o papel que a extensão universitária desempenha a região. Principal elo entre a universidade e a comunidade, ela faz com que o conhecimento extrapole o ambiente acadêmico e dialogue com os saberes praticados em cada canto do território. Neste ano de 2022, cerca de 110 programas e projetos estão em execução, beneficiando a população em áreas como saúde, direitos humanos, cultura e várias outras temáticas.

O cidadão valadarense também é beneficiado com uma série de serviços disponibilizados pelo campus. O Núcleo de Práticas Jurídicas, por exemplo, já realizou mais de 800 atendimentos nas áreas criminal, cível e trabalhista. Números expressivos também são os da Clínica-Escola de Odontologia, que já realizou diversos procedimentos em mais de 5 mil pessoas, e da Clínica de Fisioterapia, que atendeu cerca de 50 mil pacientes, entre crianças, adultos e idosos de Valadares e região. Entre os serviços prestados, também cabe destacar a Farmácia Universitária e o Núcleo de Prática Contábil e Apoio Fiscal, que prestam apoio à população da cidade e região.

Vetor de solidariedade em tempos de crise

Ações de solidariedade marcam trajetória do campus. (Foto: Arquivo UFJF-GV)

Durante a crise epidemiológica provocada pela pandemia de Covid-19, entre os anos de 2020 e 2022, a UFJF-GV mais uma vez demonstrou seu compromisso com a região e atuou em diferentes frentes para tentar minimizar as dificuldades enfrentadas pela população local.

O programa de extensão Covid Zero distribuiu mais de 20 mil itens de proteção individual, como máscaras, faceshields, toucas e luvas, além de cerca de 700 litros de produtos de higiene, entre desinfetantes, detergentes e álcool em gel. Foram beneficiadas organizações filantrópicas de Governador Valadares, que assistem idosos, crianças com deficiência, dependentes químicos e pessoas em situação de vulnerabilidade social. Estima-se que, apenas em GV, mais de quatro mil pessoas tenham sido beneficiadas pelas ações do programa.

Equipes produziram e distribuíram máscaras e álcool em gel durante a pandemia. (Foto: Arquivo/UFJF-GV)

O departamento de Farmácia produziu mais de mil litros de álcool em gel que foram enviados para comunidades indígenas de Governador Valadares,Teófilo Otoni, Ladainha e Santa Helena de Minas, em uma parceria com o Instituto Shirley Djukunã Krenak. Outros 100 litros foram destinados às igrejas católica e presbiteriana, ao Instituto Nosso Lar e para duas associações de catadores de resíduos sólidos e materiais recicláveis: Ascarf e Ascanavi. As cinco entidades ficam no bairro Turmalina, em Governador Valadares, região em que o projeto de extensão Ação Cidadania, Juventude e Comunidade desempenha suas atividades, todas elas dedicadas a reduzir a exposição de jovens do local a situações de violência e criminalidade.

Traduzir em palavras todo o trabalho desenvolvido pela UFJF-GV nesses dez anos é limitar o alcance de uma Universidade pública na comunidade que a recebe. Muito do que proporcionamos aos estudantes e à população, nessa década, transcende os números, indicadores e estatísticas aqui mostrados. Uma pequena amostra desse impacto está nas famílias que comemoram a matrícula de seus filhos; nas escolas, que preparam estudantes para o ensino universitário aqui prestado; nas organizações, que recebem os profissionais formados aqui; nas comunidades, que vivenciam na prática a extensão universitária.

Apesar de muitas dificuldades, principalmente estruturais, nossos estudantes, professores e servidores técnicos têm construído juntos uma trajetória muito exitosa, com ferramentas para render ainda mais frutos para toda uma comunidade e região.