Em comemoração aos 10 anos de atividades da Universidade Federal de Juiz de Fora em Governador Valadares, a Câmara Municipal promoveu, nesta quinta (17), reunião especial com participação de autoridades, representantes do campus e comunidade valadarense. Na ocasião, foram entregues homenagens a servidores e estudante da Universidade, “pela contribuição na história da educação pública e pelo desenvolvimento da cidade e região”. A solenidade integra a agenda de atividades comemorativas do mês de novembro.

Professor Alex Sander de Moura representou o diretor-geral da UFJF-GV no evento. (Foto: Gabriella Moura)

O ensino prestado pela Universidade e os serviços oferecidos à comunidade foram destaque na fala do vice-diretor Alex Sander de Moura, que na ocasião representou o diretor-geral Ângelo Denadai. “O campus já formou cerca de 1.200 profissionais em seus dez cursos de graduação. Além do ensino e da pesquisa, cabe destacar o papel que a extensão universitária desempenha na região, sendo o principal elo entre a Universidade e a comunidade. A extensão faz com que o conhecimento extrapole o ambiente acadêmico e dialogue com os saberes praticados em cada canto do território”, destacou Alex. Na sequência, o docente reforçou os benefícios da instalação de uma instituição pública de ensino na cidade, “para que muitos valadarenses não precisem sair de casa em busca de uma educação pública, gratuita e de qualidade, como a que prestamos aqui”.

Vereadora Gilsa Santos destacou importância da Universidade para a região. (Foto: Gabriella Moura)

A iniciativa da homenagem foi proposta pela vereadora Gilsa Santos, que parabenizou todos os presentes pelo trabalho desenvolvido na UFJF-GV e pontuou marcos históricos da presença da Universidade em Governador Valadares, durante esses primeiros 10 anos. “A relação Universidade e cidade nasceu e vem sendo construída por diversas mãos, que estabeleceram uma parceria com a sociedade civil. Nas periferias, nas escolas, nos postos de saúde, nos centros sociais, no hospital municipal, nos quilombos, povos indígenas, movimentos populares e sociais (…), estabeleceu e segue estabelecendo ações das mais diversas questões e matizes. Essa comunicação com a cidade transforma tanto o espaço educativo quanto a comunidade”.

Durante a solenidade, vereadores da Câmara entregaram placas em homenagem aos trabalhos prestados pela Universidade em Governador Valadares. Foram homenageados professores dos institutos de Ciências da Vida e Sociais Aplicadas, além de representantes dos servidores técnico-administrativos e dos estudantes. Clique aqui e confira as fotos do evento.