O simpósio visa a interação entre pesquisadores e a difusão da ciência produzida no campus. (Foto: Sebastião Jr)

Desde a sua chegada a Governador Valadares, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) tem contribuído consideravelmente para a qualidade e quantidade da produção científica do Vale do Rio Doce. Só para termos uma ideia, os três programas de pós-graduação vigentes contam atualmente com 146 estudantes matriculados e já formaram 65 mestres e doutores.

Com números tão expressivos, não poderia faltar no calendário de comemorações dos dez anos do campus um evento dedicado especialmente a esse eixo do tripé universitário. É exatamente essa a proposta do 1º Simpósio de Pós-Graduação e Pesquisa, que começou nesta terça, 8, e segue com atividades até quarta-feira, 9.

O coordenador acadêmico do campus, Alex Sander de Moura, na abertura do simpósio. (Foto: Sebastião Jr)

Definido pelo coordenador acadêmico do campus, professor Alex Sander de Moura, como um “momento para discutir, trocar experiências e pensar na pós-graduação e na pesquisa para os próximos dez anos”, o simpósio contou em seu primeiro dia com uma palestra sobre inovação e desenvolvimento e seus consequentes impactos nos cursos stricto sensu. O professor Hilton Manoel, responsável por abordar o tema, destacou a importância de o empreendedorismo e o estímulo a práticas inovadoras que solucionem as “dores da sociedade” nortearem as atividades do campus já a partir das graduações.

O primeiro dia do evento contou com palestra do professor Hilton Manoel, do setor de Inovação. (Foto: Sebastião Jr)

Ainda nesse primeiro dia de evento foi possível conhecer um pouco da ciência produzida no campus por meio das apresentações de trabalhos no formato pôster. Ao todo, 36 produções foram expostas por estudantes e professores.

O simpósio continua nessa quarta-feira, 9. Mesmo que não participou nesta terça-feira ainda pode se inscrever para as atividades de amanhã, no período de 7h30 às 8h. Para conferir a programação completa, basta clicar aqui