Jenniffer Beatriz da Costa e Natália Oliveira Dias

As primeiras formandas do campus avançado de Governador Valadares, Jenniffer Beatriz da Costa e Natália Oliveira Dias (Foto: assessoria UFJF)

Com a entrega dos diplomas e a concessão do grau acadêmico às formandas, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) celebra o encerramento da primeira turma do campus avançado. Em cerimônia realizada na noite de segunda-feira, dia 3, o reitor Marcus David destacou a importância da colação de grau para as novas economistas e para a história da UFJF em Governador Valadares.

“Esta formatura desperta em todos os professores e técnico-administrativos em educação um sentimento de dever cumprido. Hoje apresentamos as formandas à sociedade, e temos a certeza de que entregamos profissionais com uma formação íntegra, completa e conceituada”, declarou. O reitor ressaltou a honra de fazer parte da primeira colação, e desejou felicidades na trajetória profissional que se inicia “com uma grande conquista”.

O diretor do campus avançado, Peterson Andrade, relembrou, também, a dedicação do corpo docente do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, “que demostrou uma visível dedicação na condução dos trabalhos com seus estudantes. Este momento inspirador e reflexivo ficará na memória como um marco na nossa recente história”. Apesar dos desafios ainda presentes na implantação do campus, Peterson considera a formatura um marco na história da região, pois “representa a efetiva inauguração de uma Universidade Federal com sede no Leste de Minas Gerais”.

A professora Amanda Uceli, paraninfa da turma, destacou o mérito das formandas em concluir a graduação nos quatro anos previstos. “Hoje se encerra o primeiro de muitos ciclos de luta na UFJF-GV. As alunas que hoje colam grau devem ser enaltecidas pelo esforço, o empenho e a dedicação em concluir o curso no tempo correto. Elas representam a UFJF em Governador Valadares e são o espelho das nossas batalhas.”

Servidora da Biblioteca, Amélia Vieira Ronqueti prestigiou o evento e relembrou o início da jornada em GV. “Sonhamos e esperamos por essa Universidade; acompanhamos a entrada dos primeiros alunos e o primeiro concurso. Essa cerimônia representa a concretização de tudo que sonhamos. Ela renova as esperanças, mesmo com toda a dificuldade, de tudo o que podemos conquistar no campus GV da UFJF.”

Estavam presentes também a pró-reitora de Graduação, Maria Carmem de Melo; o secretário geral da UFJF, Rodrigo Filho; os diretores dos Institutos de Ciências da Vida e de Ciências Sociais Aplicadas, Ângelo Denadai e Denis Perdigão, respectivamente; além do coordenador do curso de Ciências Econômicas, Vinícius Firme; e o patrono da turma, Thiago Costa Soares. A primeira formatura contemplou apenas o curso de Ciências Econômicas devido à duração diferenciada. São quatro anos, em comparação às outras graduações, que têm o mínimo de quatro anos e meio.

Emoção pela conquista e homenagem a egressa de Juiz de Fora

O número reduzido de formandas não diminuiu a emoção da cerimônia, marcada por famílias e amigos emocionados pela conquista de Jenniffer Beatriz da Costa e Natália Oliveira Dias. Repleta de orgulho, Vania Beatriz da Silva, mãe de Jenniffer, não escondeu a felicidade do momento: “Elas merecem esse momento, pois acompanhamos todos os dias de estudo e dedicação. Vê-las hoje se formando em uma Universidade Federal em GV é uma felicidade imensa”.

Jenniffer agora quer iniciar a vida profissional e “contribuir com a sociedade, colocando em prática os quatro anos de conhecimento adquirido”. Natália também comentou a sensação de dever cumprido. Segundo ela, “cada matéria, e cada professor valeram à pena. Estudar na UFJF é uma oportunidade que as pessoas devem aproveitar. Receber o diploma é uma sensação indescritível”.

Também na colação de grau, a UFJF agraciou a ex-professora e gerente de patrimônio da Fadivale, Maria Nazareth Gomes. Ela integrou a primeira turma de Ciências Econômicas do campus sede, em Juiz de Fora, no ano de 1967. As semelhanças entre o curso e a primeira formatura dos dois campi foram citadas em uma homenagem lida durante a cerimônia. Emocionada, Nazareth recebeu, das mãos das formandas, uma lembrança pela ocasião, e mostrou a todos sua carteirinha de estudante da época da faculdade.