Pró-reitora de Extensão, Ana Lívia Coimbra, destaca importância do trabalho prestado durante a pandemia. (Foto: Gabriella Moura)

Estudantes, docentes e técnicos-administrativos se reuniram nesta terça (22), para as atividades da 6ª Mostra de Ações de Extensão do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV). Durante a abertura do evento, a pró-reitora de Extensão, Ana Lívia Coimbra, destacou a relevância da manutenção de atividades realizadas, mesmo durante a pandemia de Covid-19, como um “espaço de resistência, alento e solidariedade entre os integrantes e para com a comunidade”.

Professoras Clarice Lima, Angélica Cotta e servidora Devani Tomaz (em pé), durante abertura da Mostra. (Foto: Gabriella Moura)

Na sequência, a pró-reitora reforçou a interdisciplinaridade da extensão e a aplicação de novas estratégias como recurso valioso para manter as ações durante o distanciamento imposto pela pandemia. “Discutimos novas metodologias como suporte à ação extensionista. Estivemos presentes na comunidade, mesmo que sem o contato presencial. Nossos projetos promoveram campanhas de produção de máscaras, arrecadação, doação, orientações jurídicas, atividades de lazer, e tantas outras iniciativas que beneficiaram a comunidade”.

Professor Anderson Reis apresenta relatos das atividades prestadas à comunidade. (Foto: Gabriella Moura)

Ainda durante a Mostra, coordenadores de projetos e integrantes da comunidade acadêmica compartilharam experiências e desafios vivenciados na oferta de serviços à população. Os presentes acompanharam, também, a exibição do vídeo comemorativo aos 10 anos da Extensão em Governador Valadares. Confira abaixo.

As atividades da 6ª Mostra de Ações de Extensão continuam nesta terça, com a apresentação de Instalações Pedagógicas no RU Centro, e rodas de conversa nas salas do Pitágoras.

Nesta quarta (23), acontece o 4º Congresso de Extensão, com mesa redonda, oficinas e premiação de trabalhos.

7h30: Credenciamento
8h: Apresentação Cultural – Geraldo (voz e violão)
8h30: Mesa Redonda – Curricularização da Extensão em Movimento (sala 408 Pitágoras), com o pró-reitor de extensão da UFOP, Marcos Eduardo Carvalho Gonçalves Knupp
10h: Premiação e Menção Honrosa dos trabalhos avaliados, na modalidade de vídeos
14h: Oficina 1: Metodologias Ativas e Práticas Educacionais em ambientes presenciais e/ou virtuais aplicadas à extensão (Sala Anexo B 101)
Oficina 2: Produção de conteúdos e gerenciamento de redes sociais (Sala Anexo B 102)
Ministrante: Manoel de Paula Pereira Júnior (Graduando Administração UFJF-GV/Servidor PMGV)

Confira a programação completa.