A Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal de Juiz de Fora (Proex-UFJF) realiza, entre os dias 16 e 18 de novembro, a VI Mostra de Ações de Extensão e IV Congresso de Extensão, no campus de Juiz de Fora. O evento é aberto para toda comunidade acadêmica e contará com atividades presenciais e on-line.

A partir do tema “A extensão que fizemos, a extensão que faremos: um novo tempo para a universidade pública na sociedade brasileira”, todos poderão conhecer melhor as ações de extensão desenvolvidas pela comunidade acadêmica do Campus de Juiz de Fora por meio de diferentes modalidades de apresentação: relatos de experiência, vídeos e rodas de conversa.

“A expectativa é que os debates, nas diferentes modalidades do evento, tragam maior análise crítica e propiciem o desenvolvimento de novas ações e estratégias para ampliar cada vez mais a extensão universitária em nossa instituição”, comenta a Pró-Reitora de Extensão e coordenadora do evento, Ana Livia Coimbra.

Um dos momentos mais importantes do evento será a entrega da Menção Honrosa aos profissionais e estudantes que atuaram no enfrentamento à pandemia da Covid-19, aproximando ainda mais a UFJF dos demais segmentos da sociedade.

“A hora é de refletir sobre as estratégias adotadas, as metodologias desenvolvidas, as dificuldades e os desafios superados durante o enfrentamento da pandemia”, ressalta a docente.

Pensando no futuro da UFJF

Além disso, o IV Congresso vai discutir a curricularização da extensão, já que os estudantes da graduação passarão a ter, em breve, no mínimo 10% do curso voltado para atividades extensionistas. A proposta é, portanto, de planejar os próximos passos, tratando abertamente dos desafios e potencialidades para que sejam implementadas ações que atendam às demandas da população.

No evento também será debatido como essa nova fase da UFJF vai interferir diretamente na formação dos alunos e na realidade das comunidades dos territórios em que a UFJF se insere.

“Vamos receber um colega Pró-reitor da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), que também está neste processo de curricularização, para que, junto com coordenadores de cursos, chefes de departamento, coordenadores de ações de extensão, estudantes e técnico-administrativos em educação, possamos fortalecer a escolha que fizemos a fim de cumprir a resolução nacional”, finaliza a coordenadora.

Já no campus de Governador Valadares, a mostra acontece entre os dias 22 e 23 de novembro e faz parte das comemorações pelos dez anos do campus. O público pretendido são as equipes, beneficiários e parceiros de ações extensionsistas, a comunidade acadêmica e o público externo interessado nas temáticas.

Confira a programação completa

Mais  informações: