Atividades do projeto de extensão prosseguem até 28 de agosto

Atividades do projeto de extensão prosseguem até 28 de agosto

A 5ª edição da Semana Rainbow da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), iniciada sábado, 21, vai até 28 de agosto. A programação do projeto de extensão prevê debates, palestras, exibição de curtas-metragens, resultados de editais, webseminários e shows, dentre outras atividades.

O evento é realizado integralmente de forma remota, devido às condições sanitárias provocadas pela pandemia de Covid-19.  A participação é gratuita e as transmissões serão feitas pelo canal do Youtube da 5ª Semana Rainbow.

A iniciativa é uma parceria da UFJF com a Secretaria Municipal de Turismo e a Prefeitura de Juiz de Fora, para celebrar ações culturais, artísticas e educacionais sobre a população LGBTQIA+.

Confira aqui a programação completa.

Acesso a direitos e exercício da cidadania
O projeto de extensão Semana Rainbow da UFJF é um evento consolidado no cenário nacional que aborda temáticas relacionadas à comunidade LGBTQIA+. A iniciativa contribui, assim, para o acesso a direitos, o exercício da cidadania, o respeito e o orgulho dessa população.

“A 5ª Semana Rainbow reitera seu potencial de transformação social na construção de um ambiente mais tolerante e respeitoso para as questões LGBTQIA+. Entre seus objetivos estão a inclusão, o acolhimento, o acesso a direitos e o exercício da cidadania, ainda restritos para a comunidade LGBTQIA+”, ressalta a professora do Departamento de Turismo da UFJF e coordenadora do projeto de extensão, Mariana Costa Neves.

No que diz respeito às comunidades atendidas, a docente acrescenta que “o conjunto de ações visa a mudanças culturais, no sentido de incluir-acolher-manter os integrantes da população LGBTQIA+ como sujeitos de direitos, respeitados e acolhidos”.

Importância das parcerias
A pró-reitora de Extensão da UFJF, Ana Lívia Coimbra, avalia que o evento chega à quinta edição fortalecido. “A Semana Rainbow se constitui como uma atividade permanente da UFJF, o que demonstra o respeito da Universidade às diversidades. A UFJF considera as ações da Semana como um espaço de formação acadêmica dos estudantes das mais diferentes áreas.”

Ainda conforme Ana Lívia, a iniciativa permite a aproximação da Universidade com diversos segmentos sociais da cidade e da região. “E agora, por meio da internet, a Semana Rainbow quebra fronteiras e atinge um público para além desses territórios. Algo que merece ser destacado é a parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Turismo. Essa ação conjunta faz com que a Universidade, também no campo da diversidade, contribua para a formulação das políticas públicas em Juiz de Fora.”

A avaliação é compartilhada pelo secretário municipal de Turismo de Juiz de Fora e professor do Departamento de Turismo da UFJF, Marcelo do Carmo, que convida a comunidade a participar do evento. Confira o vídeo abaixo.

Público
De acordo com a organização da 5ª Semana Rainbow da UFJF, nas edições presenciais, o evento chegou a alcançar público aproximado de 10 mil pessoas. No ano passado, também por conta da pandemia de Covid-19, a iniciativa precisou adotar o modelo remoto, mas recebeu inúmeras visualizações no YouTube.

“Nos anos anteriores, presencialmente, atingimos mais de 10 mil pessoas ao todo. E em 2020, on-line, já tivemos mais de 22 mil visualizações na página. É um grande evento, que chegou à quinta edição, possui relevância nacional, e contribui para o exercício da cidadania”, afirma a coordenadora do projeto, Mariana Neves.

Siga a Pró-reitoria de Extensão no Instagram

Siga a Semana Rainbow da UFJF no Instagram

Outras informações: 
imprensa.extensao@ufjf.edu.br