Desde 2017, o Cursinho Popular Garra, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), tem atuado como um vetor de transformação na vida de estudantes, oriundos de classes socioeconômicas historicamente excluídas do ensino superior, a alcançarem o direito à Educação. Desde sua fundação, 66 alunos já foram aprovados nas mais diversas provas de vestibulares e passaram a ter acesso a vida universitária.

O ex-aluno do Garra, João Vitor Candido da Silva, é exemplo desse sucesso. Em janeiro de 2021, ele foi aprovado na Faculdade de Medicina da UFJF, por meio de um dos editais de reclassificação. Conheceu o Garra por meio de uma publicação em um portal e buscou outras informações nas redes sociais. Ele destaca que o cursinho popular o ajudou de inúmeras maneiras.

“O cursinho me deu todo o suporte de conhecimento possível. Me ajudou no desenvolvimento pessoal, não só para a aprovação, como também para ter uma visão mais humanista da graduação que escolhi. Além disso, me auxiliou no âmbito emocional, porque,  assim como uma verdadeira família, o Garra sempre apoia e dá forças aos estudantes. Eles me acolheram como aluno e como membro da ‘família Garra’. Isso foi muito especial para mim”, aponta.

Democratização do acesso

O atual presidente do Garra, Vinicius Quintiliano, conta que, na época, foi professor do João Vitor e pôde acompanhar parte de sua trajetória para realizar o sonho de ingressar na Faculdade de Medicina. “É extremamente gratificante receber notícias como essas, que nos impulsionam cada dia mais a resistir e a lutar por uma educação de qualidade, visando a democratização do acesso ao ensino superior.”

Para o ex-presidente do Garra, Guilherme Abizaid David, trabalhar em um cursinho popular é sempre um desafio, principalmente em um ano de pandemia. “Notar que transformamos a história de um aluno é enriquecedor. Todos os estudantes que passam pelo Garra têm suas vidas tocadas pela educação enquanto agente transformadora da sociedade. Isso se manifesta tanto neles, buscando entrar na universidade, quanto em suas famílias, nos seus amigos, vizinhos e conhecidos.”

David reitera que é gratificante ver alunos tendo acesso ao ensino superior, considerando que ela é uma demanda urgente da sociedade brasileira que apresenta desigualdades gritantes. “O João Vitor ter sido aprovado para a Medicina é algo importante para o projeto. Ele é um exemplo de que a educação popular pode levar alunos aos cursos mais concorridos da universidade. Basta estudar, acreditar e nunca negociar os seus sonhos.”

Cursinho ganhou força

Para a coordenadora do projeto, Ivana Damásio Moutinho, o Garra é um sonho nascido nas mãos do estudante da Faculdade de Medicina, Caíque Neves Nunes, que, apesar dos inúmeros desafios, ganhou força, tornou-se um trabalho sério, aumentou o número de estudantes que são atendidos e hoje representa a importância da extensão universitária para a comunidade.

“Todos os anos nos emocionamos com os depoimentos dos garrinhas – estudantes que passam pelo Garra. O projeto traz muitas oportunidades para a comunidade, como é o caso de um vizinho meu. Ele trabalhava como porteiro, é negro e tinha o sonho de cursar Direito. Conseguiu uma vaga no cursinho e foi aprovado na Universidade. Também há o exemplo de uma senhora que nos acompanhou durante dois anos, pois desejava ingressar no Serviço Social. A iniciativa representa a realização e o compromisso da academia com a sociedade”, destaca Ivana.

Esforço

Em 2020, apesar do cenário causado pela pandemia, o Garra manteve o projeto atendendo a 70 alunos, com a atuação de 53 membros, que trabalharam 207 dias letivos, o que contabiliza 17.172 horas de trabalho voluntário junto à comunidade.

Quintiliano aponta que, apesar do momento, o Garra tem traçado caminhos para que o ensino e a aprendizagem sejam feitos de formas eficazes tanto quanto são desenvolvidos presencialmente. “Estamos focando em utilizar as ferramentas disponibilizadas no computador e na internet para ficar ainda mais próximos de nossos alunos, possibilitando também o acompanhamento na aprendizagem. Além disso, estamos tentando sempre manter algo que é indispensável para o momento, a motivação, uma vez que, é ela que junto com a determinação fará que realizem seus sonhos.”

De acordo com a estudante da Faculdade de Medicina e uma das fundadoras do projeto, Marina Silva, o Garra, desde o planejamento da sua criação, estrutura-se para oferecer uma preparação de qualidade, principalmente para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), para pessoas em vulnerabilidade socioeconômica. 

“Tentamos mostrar dia a dia para os nossos alunos que a educação é um caminho, pois sabemos que esse não é um pensamento que eles tenham devido à desigualdade social. A universidade ainda é para poucos, mas nossa missão é mostrar e fazer com que ela seja para todos. Hoje já temos uma ótima estrutura: com material gratuito e de qualidade para todos os alunos, parceiros e apoiadores, e claro uma equipe de universitários da UFJF de muita competência que nos possibilita ter um grande resultado.”

A pró-reitora de Extensão, Ana Lívia Coimbra, destaca que a universidade pública brasileira desenvolve, junto aos docentes, técnicos-administrativos em Educação (Taes) e estudantes, projetos importantes de extensão, caracterizados pelo contato com a comunidade. “Nesse sentido, o Garra possibilita que a comunidade externa, oriunda de segmentos sociais que não tiveram acesso à Educação e a outros direitos fundamentais, possam, por meio do cursinho popular, se preparar para usufruir, na universidade pública, o direito ao ensino superior.”

Criado em 2017 com o intuito de democratizar o acesso à Universidade, o curso conta com uma equipe composta inteiramente por voluntários, buscando trabalhar as demandas de processos seletivos como o Enem. Além das aulas preparatórias, são oferecidos materiais didáticos, monitorias, conteúdos complementares e simulados periódicos. O curso é gratuito e voltado para estudantes da rede pública de ensino ou bolsistas integrais de escolas particulares. 

Outras informações

E-mail: contato.projetogarra@gmail.com 

Facebook: @garracursinhopopular

Instagram: @garra.cursinho

Acompanhe a UFJF nas redes sociais

Facebook: UFJFoficial

Instagram: @ufjf

Twitter: @ufjf_

Youtube: TVUFJF