A Pró-reitoria de Extensão da Universidade Federal de Juiz de Fora (Proex/UFJF) realiza a VII Mostra de Ações de Extensão entre a quarta, 22, e sexta, 24. As atividades acontecem nos campi de Juiz de Fora e Governador Valadares e contam com o Fórum Popular de Extensão, no dia 24, a partir das 18h30. Neste ano, o tema da Mostra é “Em defesa dos direitos fundamentais e das diversidades”. A programação conta com ações nos formatos remoto e presencial. 

O mote desta edição foi definido por uma comissão de extensionistas, com representantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE) e do Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação das Instituições Federais de Ensino no Município de Juiz de Fora (Sintufejuf). De acordo com a pró-reitora de Extensão, Ana Lívia Coimbra, a temática representa um ponto crucial do trabalho realizado ao longo das sete Mostras de Ações de Extensão, em que foram debatidas questões como a curricularização da Extensão, a relação da Universidade com a comunidade, por meio das ações extensionistas, e a política de Extensão da Instituição. 

“Agora, nesta sétima Mostra, temos uma discussão importantíssima: defender os direitos e as diversidades; debater o papel da Universidade para a transformação social, articulada à formação necessária a essa transformação”, destaca. 

Abertura com Pe. Julio Lancellotti e Shirley Krenak

Notório por sua atuação comunitária, Padre Julio Lancellotti participará da abertura da Mostra, de forma remota (Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)

A cerimônia de abertura da Mostra de Extensão contará com as participações remotas do Padre Julio Lancellotti, ativista social e vigário episcopal da Pastoral do Povo da Rua de São Paulo, e da ativista indígena Shirley Krenak. O encontro será mediado pela pró-reitora de Extensão, Ana Lívia Coimbra, no Anfiteatro das Pró-reitorias. O evento acontece na quarta, 22, a partir das 19h30 e é aberto à comunidade. Haverá transmissão da mesa no canal TV UFJF no YouTube

Na avaliação da pró-reitora de Extensão, as participações dos dois convidados significam o fortalecimento da relação da Universidade com demandas da sociedade: os direitos das pessoas em situação de rua e dos povos originários. “Ouvir essas pessoas faz com que a Universidade reflita e construa estratégias de atuação em conjunto com a sociedade civil, para que caminhemos firmemente para fortalecer os direitos sociais”, acredita Ana Lívia Coimbra. 

Outros destaques da programação

Na quinta, 23, a partir das 19h30, acontece a mesa redonda com o tema “Por um pacto social pela erradicação do trabalho escravo contemporâneo”, no Anfiteatro de Estudos Sociais, na Faculdade de Direito. Participa do encontro o professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Ricardo Resende. O docente integra o Grupo de Pesquisa Trabalho Escravo Contemporâneo e coordena o Movimento Humanos Direitos e a Rede Social Justiça e Direitos Humanos.

A ativista indigena Shirley Krenak também participa da abertura da Mostra (Foto: Instagram/Instituto Shirley Djukurnã Krenak)

Também participam do debate, a advogada Fernanda Melo, pesquisadora da Clínica de Trabalho Escravo e Tráfico de Pessoas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e mestranda em Direito pela UFMG, e a auditora-fiscal do Trabalho Maurita Sartori Gomes Ferreira, discente de especialização em Direito do Trabalho e Direitos Humanos na Universidade Federal do Pará (UFPA). A mesa redonda contará com a mediação do professor Bruno Stigert, do Departamento de Direito Público Formal e Ética Profissional da Faculdade de Direito da UFJF. O evento é presencial e as inscrições para a mesa podem ser feitas on-line

Na sexta-feira, 24, o Anfiteatro das Pró-reitorias recebe o Fórum Popular de Extensão. O encontro terá a participação remota da deputada federal Dandara Tonantzin (PT-MG), relatora da revisão da Lei de Cotas e ativista social. O fórum acontece a partir das 18h30, com café de boas vindas no refeitório do Centro de Ciências. O encontro também é aberto à comunidade. Ainda na sexta, haverá a premiação das Ações de Extensão da Mostra, a partir das 14h, no Anfiteatro das Pró-reitorias. 

A programação conta, ainda, com rodas de conversa, relatos de experiência, entre outras ações. As inscrições para essas modalidades já estão encerradas. Confira a distribuição das rodas de conversa pelas unidades acadêmicas da UFJF no campus Juiz de Fora  e a programação completa no campus sede

Em Governador Valadares, a Mostra de Extensão contará com palestras, rodas de conversa, apresentação de trabalhos e instalações artísticas e pedagógicas. Todas as atividades estão relacionadas com os projetos e programas desenvolvidos pela UFJF na região do Vale do Rio Doce. 

Outras informações: (32) 2102-3971 – Pró-reitoria de Extensão