Evento aborda promoção e defesa dos direitos humanos

Evento aborda promoção e defesa dos direitos humanos

Promovida pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e pela Universidade Federal de Alfenas (Unifal), em parceria com uma rede de instituições de ensino superior da região sudeste, entre elas a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), a 9ª edição do Congresso Brasileiro de Extensão Universitária acontece entre os dias 8 e 11 de março. Adaptado ao formato virtual, o evento tem início nesta segunda-feira, 8, às 19h, com transmissão ao vivo no canal da Proex (UFMG). As inscrições para ouvintes estão abertas.

Considerado o maior encontro de extensão universitária do país, o evento traz o tema “Redes para promover e defender os direitos humanos”. A programação é dividida entre redes de conversa, apresentações de trabalhos, mesas-redondas, exposições de produtos de extensão, palestras, convidados especiais e atrações culturais. Com mais de 3,5 mil trabalhos já registrados, a expectativa é de que o evento reúna 10 mil participantes.

De acordo com a pró-reitora de Extensão da UFJF, Ana Lívia Coimbra, o congresso é um momento importante para docentes, técnicos e estudantes que fazem a extensão. “É um espaço no qual eles podem dialogar, discutir suas metodologias e analisar o espaço social onde suas ações são desenvolvidas. Analisar esse contexto de forma crítica e articulada, com as metodologias que são trabalhadas nas universidades, é importante para que se atue na direção da defesa dos direitos sociais”, afirma.

Participação da UFJF

A UFJF participa diretamente do Congresso Brasileiro de Extensão Universitária através de uma comissão científica: um grupo de professores que integra a organização, apoiando as equipes de ambas as universidades. A comissão é composta por docentes de 13 instituições federais, a UFJF entre elas, contando com a participação de 18 professores. 

A professora na Faculdade de Educação (Faced), Ana Rosa Picanço Moreira, é representante da universidade na comissão científica do evento. “A comissão científica tem as funções de elaborar o programa científico, estabelecer normas e critérios para a inscrição e apresentação de trabalhos, selecionar os trabalhos de acordo com as normas e critérios estabelecidos e registrar toda a ação desenvolvida para a elaboração de um relatório final.”, explica a professora. 

Abertura tem Ailton Krenak

Na abertura do Congresso, o ativista socioambiental Ailton Krenak refletirá sobre os direitos dos povos indígenas e a relação da humanidade com a “mãe terra”. A palestra pretende abordar a importância das pautas e das causas a favor da proteção desses povos e a necessidade de preservação da fauna e da flora brasileiras, além de propor novas formas de relação entre o homem e o meio ambiente.

Ailton é considerado um dos mais importantes ativistas do movimento socioambiental e de defesa dos povos indígenas da atualidade. Nascido na aldeia Krenak, na região do Vale do Rio Doce (MG), é também escritor e jornalista, autor do livro “Ideias para adiar o fim do mundo”, lançado em 2019 pela Companhia das Letras. Em 2016, Krenak recebeu o título de doutor honoris causa pela UFJF.

Mais informações: Congresso Brasileiro de Extensão Universitária