A equipe responsável pelo Busco Saúde informa que estará em recesso a partir do dia 24 de dezembro até o dia 2 de janeiro de 2022, tendo suas atividades retomadas no dia 3 do próximo mês. O Busco Saúde, desenvolvido por pesquisadores da UFJF, é uma ferramenta de automonitoramento para todos que frequentam os campi universitários.

Discentes, docentes, técnico-administrativos em educação (TAEs) e terceirizados da Universidade, principalmente os que atuam em atividades presenciais, devem se cadastrar no sistema e, caso tenham algum sintoma ou contato com caso confirmado de Covid-19, devem, obrigatoriamente, realizar a notificação.

Dados epidemiológicos

A nova edição do boletim informativo do Busco Saúde está no ar e destaca, entre outros pontos, uma tendência de queda da incidência de casos entre os monitorados pela plataforma.

Houve um aumento de 4,5% no número de usuários cadastrados, indicando uma possível redução do ritmo de crescimento. Do total de 5.479 usuários, 71,6% são discentes, 13,4% docentes, 12,5% TAEs e 2,5% terceirizados.

Em relação ao número de casos positivados, as semanas epidemiológicas 48 e 49 (de 28 de novembro a 11 de dezembro) registraram redução do indicador em relação às semanas 46 e 47: os casos positivos caíram de 6,7% para 3,3%. O total de casos em monitoramento está em 56. Até o momento, não foram registradas internações ou óbitos em decorrência da Covid-19 na população monitorada pela plataforma.

Recesso de fim de ano

O professor do Departamento de Estatística da UFJF e integrante da equipe de pesquisadores responsável pelo Busco Saúde, Marcel Vieira, complementa dizendo que esta é a segunda queda registrada nos últimos três boletins, o que pode indicar um cenário otimista de contenção da pandemia entre os usuários registrados no sistema.

Vieira ainda explica que, apesar do recesso de fim de ano da equipe de monitoramento, o sistema continuará em funcionamento e recebendo os dados dos usuários durante este período. “É importante ressaltar que a comunidade universitária deve continuar se observando em relação aos seus sintomas e continue lançando os dados no aplicativo ou na página da internet do Busco Saúde”, destacou.